Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 9 de junho de 2016

Queijos do Brasil

Que tal preparar uma tábua de queijos usando apenas produtos nacionais, como esse charmoso Tropeirinho? Vai ser um sucesso!

tropeirinho

Produzido na Fazenda Santa Luzia, em Itapetininga, interior de São Paulo, o Tropeirinho é um queijo muito saboroso, de textura cremosa, além de ser embalado de forma super original. Dessa mesma fazenda, prove também o Dionísio, um queijo mais picante, que é lavado em vinho branco durante o período de afinamento.
Os queijos mineiros são um caso à parte, com diferentes níveis de maturação, que ganham o nome do lugar onde são produzidos: Canastra, Serra do Salitre, Serro e Queijo d’Alagoa. Amo todos!
Do Rio Grande do Sul você pode incluir o Serrano, que é bem gostoso. Para os queijos de cabra, minha sugestão são os do Capril do Bosque. Bom mesmo é você ir a uma dessas lojas especializadas e ir provando para fazer sua própria seleção. A preparação da tábua de queijos acaba virando um programão!

Dicas
• antes de servir, deixe os queijos pelo menos uma hora fora da geladeira
• para os queijos mais curados, acompanhe com vinho branco de corpo médio e boa acidez, como um Alvarinho; os de cabra ficam ótimos com Sauvignon Blanc
• inclua uma cesta variada de pães crocantes e frutas como uvas frescas e damasco seco

Onde costumo comprar

Mestre-Queijeiro
Rua Simão Alvares, 112 – Pinheiros
São Paulo

A Queijaria
Rua Aspicuelta, 35 – Vila Madalena
São Paulo, SP

Néctar do Cerrado
Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro
Belo Horizonte, MG

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!