Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 27 de março de 2018

ProWein 2018

A maior feira de vinhos do mundo acontece em Düsseldorf, na Alemanha, com gente de todo o planeta e organização impecável!

Die ProWein in Düsseldorf ist die international führende Fachmesse für Weine und Spirituosen. Vom 18. bis 20. März 2018 präsentieren sich über 6.800 Aussteller aus 61 Nationen in zehn Messehallen.  | ProWein in Düsseldorf is the world’s leading trade fair for wine and spirits, and is the largest industry platform for professionals from viticulture, production, trade and gastronomy. From 18 – 20 March more than 6,800 exhibitors from 61 Nations showcase their products in ten halls.

Foi minha primeira experiência nesta feira imensa e embora tenha sido bastante cansativa, aprendi muito. As temperaturas estavam extremamente baixas para a época e até tivemos dias de neve. Uma linha de metrô deixa os visitantes na porta da ProWein, e um detalhe: com o ingresso da feira em mãos, não é necessário pagar pelo transporte. Estamos na Alemanha!

No imenso hall muitas pessoas aglomeradas esperavam o relógio bater 9 horas da manhã para entrar rapidamente para suas reuniões. A ProWein é uma feira de vinhos para profissionais e reúne viticultores, importadores, negociantes, sommeliers e jornalistas de diferentes partes do mundo. Há outras bebidas também, mas o forte são os vinhos.

As reuniões são agendadas e o grande desafio é conseguir não atrasar para a seguinte, o que é praticamente impossível. Anda-se muito, encontra-se muita gente, prova-se muito vinho (para os que não são do ramo, não bebemos, mas cuspimos a maior parte!). Foram 6.800 expositores, de 61 diferentes países. Produtores da França, da Itália, de Portugal, da Espanha, da Alemanha, dos Estados Unidos, do Chile, do Brasil, com os espumantes, e até da China, entre outros, queriam mostrar seus vinhos e fazer negócios.

A ProWein começou no domingo, dia 17 de março, e foram três dias intensos. No sábado, fomos a um evento paralelo de pequenos produtores de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, e dentro da ProWein havia um espaço inteiro dedicado a esses produtores, o que mostra o crescimento desse segmento em todo o mundo.

Depois da feira, ainda tinha que sobrar energia para explorar a cidade. Na Altstadt é onde ficam alguns dos bons lugares para se deliciar com a cozinha local e com a deliciosa cerveja de alta fermentação, a Altbier, típica de Düsseldorf. Depois de tanto vinho…

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!