Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 29 de agosto de 2018

Polska 295

Neste charmoso café, Veronica Bilyk serve especialidades polonesas, como o pierogi, além de outras delícias. Estive lá e adorei!

O Polska 295 Café & Pierogi (a pronúncia é pierogui) é minúsculo, mas tudo funciona muito bem. É desses lugares gostosos, em uma rua calma do bairro de Pinheiros, onde você pode tomar um café com uma torta, almoçar, fazer um lanche ou uma happy-hour. Os pratos estão descritos em lousas, em polonês e em português, e se você for com mais alguém, dá para provar um pouquinho de tudo. Fui almoçar com uma amiga e compartilhamos alguns pratos. Comecei com uma saborosa sopa de beterraba, ralinha e não cremosa, servida quente (tem na versão fria também), que caiu super bem naquele dia de temperatura mais baixa.

Depois, provamos o blinis (parece uma panquequinha), com creme azedo e berinjela. Para minha alegria, no cardápio tinha arenque, que veio escondido sob uma camada de cebolas, batatas e maçãs, com um creme leve, acompanhado de um pão muito bom. Não é todo mundo que gosta desse peixe de sabor forte, mas eu amo!

A estrela da casa é o pierogi, uma massa rústica típica do leste europeu, também conhecida como varenike. No Polska é servido com diferentes recheios, como o tradicional de batata, de repolho com cogumelo e até uma versão com costela, muito boa. O que faz a diferença nesse prato é a cebola caramelizada que vai por cima, que depois de horas de preparo adquire um toque adocicado.

De sobremesa, compartilhamos duas tortas: a szarlotka (maçã, com creme inglês) e a sernik (de ricota). Pedi um café coado, que estava ótimo, mas tem espresso também. Saí de lá feliz pela refeição diferente e o atendimento carinhoso.

Veronica Bilyk é publicitária de formação, mas sempre gostou da cozinha. Abriu o Polska há pouco mais de dois anos para mostrar a cultura gastronômica da família. Além de comidinhas, tem vodcas e cerveja da Polônia. E rola música de vez em quando. Quem quiser conhecer mais sobre o Polska, veja este filme.

Foto de abertura: Johnny Mazzilli
Demais fotos: Solange Souza

Polska 295 Café & Pierogi
Rua Simão Álvares, 295 – Pinheiros
(11) 3088-3669


1 Comentário

  1. Já anotei na minha lista “must go”! Adoro varenike! Só provei o de batata, vou querer provar todos!!!

Deixe o seu comentário!