Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 8 de fevereiro de 2018

Petiscos saudáveis

Combinando legumes, ervas e queijos, você pode fazer petiscos frescos e saudáveis. Veja minhas dicas para o feriado!

petiscos

Uma das coisas de que mais gosto é ficar petiscando antes das refeições. Eu sei que não é bom para a boa forma, mas nada como ter momentos de prazer nesta vida.

Em vez de ficar no pão e nas pastas (que eu também adoro!), preparei no último fim de semana três receitinhas simples para servir de petisco, que ficaram deliciosas. Compartilho aqui com vocês:

Rabanetes com ervas secas azeite e vinagre: escolha os rabanetes menores e bem fresquinhos. Lave-os bem, corte-os ao meio e tempere com azeite, um bom vinagre e flor de sal. Junte ervas de Provence ou uma erva fresca, como tomilho. Não use muito para não predominar.

Os rabanetes também podem ser servidos ao natural, acompanhados de homus. Fica ótimo!

Tomatinhos com queijo: este todo mundo sabe, mas não custa lembrar que é bom. Eu gosto de usar queijo branco ou mussarela de búfala e tempero com azeite, flor de sal e manjericão fresco ou orégano fresco ou seco. Pimenta-do-reino moída na hora, também é uma delícia!

Aspargos com hortelã: elimine a parte mais dura dos aspargos e passe rapidamente em água fervente (não deixe cozinhar muito). Corte-os em pedaços menores e tempere com azeite e flor de sal.  Junte folhas de hortelã picadas. Para uma versão menos light, sirva os aspargos inteiros, regados com azeite e temperados com flor de sal, acompanhados de fatias de um bom presunto cru.

E o vinho? Eu acompanhei com o Clos Lapeyre Jurançon Sec (Premium Wines), que tem um ótimo frescor. Mas você pode escolher um Sauvignon Blanc, que também vai ficar bom.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!