Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 22 de dezembro de 2016

Peru Natalino

E sempre fica aquela conversa: vamos fazer peru? Ainda dá tempo de você preparar uma versão bem gostosa! – Chef Carlos Ribeiro

perunatalinochefcarlosribeiro

O clássico e bom peru natalino. Ahhh… mas sempre fica seco! Que nada, existem ingredientes maravilhosos e fáceis, que podem tornar essa ave natalina bem macia, e fazer o seu Natal inesquecível, como sempre são os meus. Hoje temos a ave prontinha, embalada, limpa, com o famoso termômetro que nos avisa quando está pronto.

Natal é sempre cheio de lembranças, as minhas boas. O peru era comprado sempre de algum sítio no interior, de onde já se sabia que era de boa qualidade. Mesmo assim, ele passava por um período de engorda: a data de chegada era antecipada em três meses e era dado todo tipo de sobras das comidas do nosso dia a dia, misturadas com farinha (fazendo, na verdade, um pirão) para facilitar que o nosso amiguinho comesse com vontade. E a mistura era acompanhada de um gole de cachaça, para que no futuro, quando o peru fosse ao forno, ficasse bem macio. Assim eram os preparativos de Natal na minha casa. Mas, como já mencionei, hoje podemos simplesmente ir ao supermercado e comprar a ave praticamente pronta. Por isso, digo e repito, ainda dá tempo! Veja a receita fácil e bacana que estamos presenteando vocês neste Natal. Essa base para injetar na ave é o grande segredo desta receita que revelei para vocês, o restante você pode ousar e criar.

Desejamos uma ceia linda ao redor de sua família. Feliz Natal e ainda da tempo!!!

A coluna de hoje dedico à minha querida amiga Solange Souza, do Mesa Completa, ao Orlandinho e a Carol. 

Peru Natalino

Ingredientes

  • 5 kg de peru
  • 6 copos americanos (120 ml) de suco de laranja
  • 1 copos (120 ml) de cachaça
  • 5 copos (120 ml) de suco de abacaxi (não vale suco de caixa)
  • 1 copo americano  de mel  de abelha  (eu uso o Jataí)
  • 6  laranjas maduras para decoração
  • 8 maçãs verdes para decoração
  • sal  e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 cebola grande inteira
  • 4 dentes de alho amassados
  • 4 colheres (sopa) de manteiga com sal

1. Numa tigela, misture o suco de laranja, a cachaça, o mel, o suco de abacaxi, sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque o peru numa assadeira grande e com uma seringa grande ou aqueles tubos de injetar temperos, vá preenchendo com este molho por entre a pele da ave. Em seguida, na cavidade da ave coloque a cebola inteira, os alhos amassados e 2 colheres (sopa) de manteiga (com o restante da manteiga, besunte o peru). Depois, cubra a ave com filme plástico e leve à geladeira para marinar por no mínimo 12 horas. Se preferir, coloque o peru com os ingredientes num saco plástico grande e feche bem.
2. No dia seguinte, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Cubra o peru com papel-alumínio (parte que brilha para dentro) e leve ao forno preaquecido por 20 minutos. Depois, siga as instruções de tempo de cozimento da embalagem. Quando completar o tempo,
 retire e despreze o papel-alumínio. Besunte o peru com o mel.
3. Volte o peru ao forno e deixe assar por mais 20 minutos. A cada 5 minutos, regue com o líquido da marinada que sobrou.
4. No centro de um prato, disponha o peru e distribua rodelas de laranja e maçã verde ao redor. Pode continuar a decoração com aquela farofa, segredo de sua família, ou coloque ameixas, cerejas, o que você mais gostar, e enfeite com os raminhos de alecrim para ficar mais colorido, com o seu toque para deixar o seu Peru de Natal com ar festivo.

carlosribeiro

Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Chef Carlos Ribeiro

Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374


0 Comentários

Deixe o seu comentário!