Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 2 de outubro de 2018

Percussi Fatto a Mano

Silvia e Lamberto Percussi lançam livro com menus harmonizados com vinhos. Um belo passeio pela cozinha da Vinheria Percussi

Desde que comecei a trabalhar com revista de gastronomia e vinhos, há 20 anos, acompanho (e adoro!) o trabalho dos irmãos Silvia e Lamberto Percussi. Já fiz várias matérias com eles, que se tornaram meus amigos queridos no decorrer destes anos.

Os dois deram sequência ao trabalho dos pais, Luciano e Maria Grazia, que abriram a Vinheria Percussi em 1985. Silvia na cozinha e Lamberto cuidando dos vinhos, entre outras coisas. Com o tempo, eles começaram a criar cardápios temáticos, como o Menu di Funghi (Silvia é apaixonada por cogumelos), que foi o primeiro deles e que rendeu o livro Menu di Funghi – 100 receitas – Silvia Percussi (Ed. Olhares, 2009).

Percussi Fatto a Mano traz 11 desses menus servidos ao longo dos anos, num total de 46 receitas, com sugestões de vinhos. Os temas variam de ingredientes, como azeite de oliva e ovo, a regiões da Itália, como a Sicília ou a Ligúria. O livro é uma bela amostragem do estilo da casa: ingredientes muito bem selecionados, massas e pães feitos lá mesmo, o talento de Silvia na composição e no preparo dos pratos e as preciosas dicas de Lamberto sobre o estilo de vinho que os acompanha. A massa que aparece na terceira foto deste post – Orecchiette alle zucchine – faz parte do menu “all’olio d’oliva”. Um exemplo de que a simplicidade pode ser mágica. O vinho para acompanhar? Segundo Lamberto, brancos maduros.

A última parte do livro é dedicada à história da Vinheria Percussi, com texto da jornalista Chantal Brissac. As fotos são de Antônio Rodrigues.

Fotos da capa e do miolo do livro: Solange Souza

Percussi Fatto a mano – Editora Olhares
132 páginas
Formato: 21,5 x 25,5 cm – Capa dura
Preço de capa: R$ 120

 

 

 


2 Comentários

  1. Márcia Bengaló disse:

    Muito bom… continue.

Deixe o seu comentário!