Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 4 de setembro de 2015

Vinhos da semana

A semana foi agitada e com muitas borbulhas: sunset-party do champanhe Taittinger, espumantes da italiana Ferrari e vinhos franceses de pequenos produtores

Processed with Moldiv

Ferrari – embora não tenha nenhuma relação com a escuderia, esse espumante de Trentino, Itália, tem muitos fãs pelo mundo todo e já recebeu 25 vezes o “Tre Bicchieri”, premiação máxima do Gambero Rosso. Fundada por Giulio Ferrari em 1902, essa vinícola pertence à família Lunelli desde o início da década de 1950. Matteo Lunelli, herdeiro que hoje comanda a empresa, esteve no Brasil para uma série de degustações promovidas pela Decanter. Elaborado pelo método tradicional (o mesmo do champanhe), esse espumante é um “trentodoc” e reflete a “arte de viver italiana”, segundo Matteo. Entre os destaques, o Ferrari Perlé Brut 2007, que lembra muito um champanhe, o Ferrari Perlé Nero, bem estruturado, e o Ferrari Giulio Ferrari Riserva del Fondatore 2002, que passa 13 anos sobre as leveduras, um espumante delicioso e complexo.

Vinhos franceses – especializada em pequenos produtores da França, a importadora Belle Cave, do empresário carioca Ulisses Kameyama, incorporou alguns rótulos e o estilo da extinta Cave Jado. “Queremos oferecer vinhos de bom custo-benefício, vindos de pequenas famílias, a maioria de produção orgânica”, declarou ele, que vive entre a França e o Brasil. Durante um almoço magnífico preparado pelo chef Laurent Suaudeau, foram apresentados vinhos de diferentes regiões da França. Os favoritos foram: Champagne Louise Brison Brut 2008, Château La Canorgue Luberon 2013, Domaine Picard Sancerre 2013 e Domaine Des Creisses Les Creisses Vin de Pays DOC 2013. Vale a pena conferir a seleção da importadora no site.

Taittinger – esta renomada Maison de Champagne, importada pela Interfood, promoveu no dia 29 de agosto uma agradável sunset-party, a primeira no Brasil. O evento aconteceu na Casa Jereissati, com boa música e público bacana em uma tarde muito especial. Foram servidos os champanhes Taittinger Brut Reserve, Prestige Rosé e Comtes de Champagne Blanc de Blancs, um champanhe elegante, estruturado e complexo, que como sugere o nome é elaborado apenas com a uva branca Chardonnay. Foi o ponto alto da festa!

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!