Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 10 de junho de 2016

Mesa para dois

Para o Dia dos Namorados minha sugestão é um “piquenique” em casa, com comidinhas gostosas e práticas e um bom vinho

piquenique

Os alemães têm uma palavra ótima para resumir um jantar com pães, embutidos e outras comidinhas: Abendbrot (Abend significa início da noite e Brot, pão). Eu acho que uma refeição assim é perfeita para as ocasiões em que você quer ter pouco trabalho, comer bem e curtir a companhia de uma pessoa. Como os restaurantes costumam estar muito concorridos no Dia dos Namorados, a opção de ficar em casa, com uma boa música não parece tentadora?

O que servir:
• um ou dois embutidos, que você pode acompanhar com uma boa mostarda de Dijon e/ou pepinos em conserva. Aqui, optei por pastrami e usei a linguiça de Blumenau para fazer um canapé, colocando sobre o pão de centeio um pouquinho de mostarda e completando com a linguiça e um pedacinho de pepino em conserva.

• um ou dois patês, que você pode comprar ou preparar. Minha escolha foi o patê de fígado de frango para servir com pão de uvas passas (pão petit raisin). Aqueça o pão na torradeira antes de servir, que fica ainda mais gostoso.

• uma preparação com peixe ou frutos do mar. Como a ideia é a praticidade, escolhi o salmão defumado. Para servir, gosto de usar uma base de pão de centeio ou preto, coloco um pouco de coalhada seca ou fromage blanc (Serra das Antas), um pedaço de salmão por cima e completo com uma erva fresca (dill ou tomilho).

• para mim, a baguete não pode faltar, mas você pode escolher outros pães de sua preferência. Inclua também algumas coisas frescas, como tomate, rabanete e cenoura, para comer ao natural. Isso vai “quebrar” um pouco a gordura dos outros itens.

• você pode incluir um ou dois tipos de queijos (no post anterior, eu falo sobre os queijos brasileiros, que estão cada vez mais em alta).

• para a sobremesa, que tal um Romeu e Julieta? Goiabada com queijo e uma taça de vinho do Porto é o final perfeito para uma refeição assim.

Sugestões de vinhos:
Para acompanhar o “piquenique” o ideal é um branco de boa acidez e com uma certa estrutura, como um Encruzado, do Dão. Vinho rosé também pode ser uma boa escolha, desde que tenha acidez; espumante sempre tem aquele ar de festa, principalmente se for um champanhe. Se a opção for um tinto, fique com um Beaujolais.

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!