Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 24 de novembro de 2016

Massas Pissani

Com a coleção Alba, o chef Carlos Pissani presta homenagem aos artesãos de seu ateliê. E os sabores são maravilhosos!

A cada ano, o chef uruguaio Carlos Pissani nos surpreende com o lançamento de uma nova coleção de massas artesanais, com formatos novos e combinações inusitadas de recheios. Participei do lançamento da coleção 2017 –batizada “Alba”, que em português significa alvorada –, que aconteceu no belo casarão da sede do Iate Clube de Santos, em São Paulo. Na ocasião, Carlos Pissani falou sobre o nome da coleção, uma homenagem aos artesãos da sua equipe, que acordam cedinho a cada dia para moldar cada uma das massas que saem do seu ateliê: “…foi uma maneira que encontrei de enaltecê-los por dar vida às minhas criações”, declarou ele. Adorei a ideia dessa homenagem!

São 11 sabores de massas agrupados por tipos de recheios em Queijos, Vegetais, Carnes, Peixes e Frutos do Mar, Frutas e Doces, além de dois risotos “quase prontos”, um com três tipos de cogumelos e outro com uma combinação deliciosa de legumes. Gostei de muita coisa, mas estas foram as minhas massas favoritas dessa coleção:

  • Primi Sardine: sardinhas temperadas, combinadas com azeitonas pretas e ervas. Amo sardinha e esta combinação ficou fantástica!
  • Gamberetto Twist: camarão frito ao creme de limão e temperos, de uma delicadeza incrível.
  • Palmito Chic: palmito com espinafre e ervas. Simples e gostoso.
  • Capriccio Mattina: feito com queijo Reblochon e tâmaras maturadas em vinho do Porto.Um belo contraste.
  • Mela Pazza: maçã com uvas passas e gengibre. Delícia!

Sobre a Pissani
Conheço Carlos Pissani desde 2008, poucos meses depois que ele abriu sua primeira loja nos Jardins, com a esposa Chris. Na época, fiz uma matéria na revista Gourmet life, da qual era editora, e fiquei encantada com suas criações e sua história. São massas muito diferenciadas, que em geral nem precisam de molho, como ele mesmo costuma sugerir. Basta um fio de azeite ou um toque de manteiga com ervas. Hoje, além da matriz nos Jardins, a Pissani tem 9 unidades no Brasil, sendo três delas na cidade de São Paulo, e as demais nas cidades: Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Recife, Salvador e Manaus.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!