Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 18 de outubro de 2016

Lascas de bacalhau

Quem acha que este ingrediente demanda muitas horas, vai se surpreender com esta receita rápida e deliciosa!

Menos valorizadas, as lascas de bacalhau, além de econômicas, são um curinga na cozinha. Você pode decidir preparar poucas horas antes, sem problema. Basta hidratar por duas horas mais ou menos, trocando a água umas três vezes, e pronto. Para preparar, você precisa de uma boa frigideira ou uma wok, cebola e batata. O acompanhamento pode ser brócoli ou espinafre, além de arroz branco para “carregar” o saboroso azeite do prato. Esta é uma receita que meu marido costuma fazer sempre e que fica uma delícia.

O vinho? Eu prefiro bacalhau com branco, que tenha um bom corpo e boa acidez, como um Alvarinho, da região de Vinhos Verdes, ou um Encruzado, do Dão. Para os que não abrem mão de tinto, minhas sugestões são os da Bairrada ou do Dão, que em geral são vinhos mais frescos.

Lascas de Bacalhau com Cebola e Batata

Rende 2 porções

Ingredientes

  • 450 g de lascas de bacalhau
  • 2 cebolas
  • 2 batatas
  • azeite de oliva
  • salsinha picada
  • 1 maço de brócolis limpo (somente os buquês)
  • 4 dentes de alho em lâminas
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Coloque o bacalhau em água fria cerca de 2 horas antes de preparar o prato, trocando a água três vezes, ou até ficar bem hidratado e com sal equilibrado.
2. Cozinhe as batatas com a casca em água com um pouco de sal, prestando atenção para que fiquem firmes. Deixe esfriar naturalmente e corte-as em rodelas não muito finas. Descasque a cebola e corte em rodelas
3. Numa frigideira ou numa wok coloque uma quantidade generosa de azeite. Junte a cebola e deixe refogar. Acrescente o bacalhau escorrido e misture bem. Deixe tomar gosto por alguns minutos e, por último, adicione as batatas, mexendo com delicadeza. Prove o sal e adicione um pouco mais se achar necessário. Polvilhe com pimenta-do-reino moída na hora e junte a salsinha picada.
4. Para preparar o brócoli, coloque água para ferver numa panela com uma pitada de sal. Assim que levantar fervura, junte o brócoli e deixe por 2-3 minutos. Escorra bem. Numa frigideira, coloque azeite e doure o alho com cuidado para não queimar. Junte o brócoli escorrido, misture e acerte o sal. Sirva o bacalhau com o brócoli e arroz branco.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!