Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

NovidadesVinhos e etc • 10 de julho de 2017

La Pastina 70 Anos

No dia 7 de julho, o empresário paulistano Celso La Pastina celebrou os 70 anos da sua empresa ao lado da família e dos amigos

Revista Go Where Vinhos
Celso La Pastina
La Pastina

A noite estava perfeita: lua cheia, céu claro e um friozinho gostoso. Para aquecer, comidinhas preparadas por alguns restaurantes, como Due Cuochi, Le Bife, MoDi, além de iguarias e alguns dos vinhos importados pelo grupo.

A história da La Pastina começa em 1947, quando o Sr. Vicente La Pastina (falecido há quatro anos), um comerciante nato, fundou a empresa com apenas 22 anos, na Rua Santa Rosa, no bairro paulistano do Brás. “Na época era uma loucura deixar um emprego seguro para abrir o próprio negócio, mas era o sonho do meu pai”, contou Celso La Pastina, que divide o comando da empresa com a irmã, Vera, com os filhos dele, Juliana e Jeremias, e com a esposa, Liliane.

Em seu discurso, Celso lembrou que a La Pastina chegou a ser a maior exportadora de grãos do país, nos anos 1960, antes de focar apenas na importação. Celso entrou para os negócios da família na década de 1970 e aproveitou a abertura do mercado no governo Collor, nos anos 1990, para dar início às importações de vinhos e ampliar a de alimentos e conservas. Foi quando alguns dos produtos começaram a trazer a marca La Pastina.

Hoje, a importadora impressiona com seus números e com o imponente centro de distribuição, inaugurado em 2007 (tive o prazer de participar da festa de abertura). São 3.700 produtos, entre alimentos e vinhos importados de 16 países pela La Pastina e pela World Wine (braço do grupo inaugurado em 1999), além de produtos de marca própria.

Durante o evento foi aberta uma barrica do vinho Dal 1947 (R$ 240), marcando o lançamento deste rótulo em homenagem ao ano de fundação da importadora. Criado por Celso La Pastina e Luciano Ercolino, proprietário da vinícola Vinosia, este vinho é produzido com a uva Primitivo, de vinhas velhas da década de 1940, localizada em uma parcela demarcada da vinícola Vinosia, em Maduria. Essa parcela foi rebatizada como “Terre di San Vincenzo”, em homenagem ao Sr. Vicente, fundador da La Pastina.

Dal 1947 edição 70 anos 2

 

 

 

 

 

 

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!