Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 24 de agosto de 2017

Jantar secreto

Larissa Januário e Gustavo Rigueiral dão sequência à matéria de chefs e cozinheiros que recebem em casa – chef Carlos Ribeiro

jantarsecreto (1)

E não é que tenho conhecido lugares novos que recebem em casa? Em São Paulo, cada vez mais buscamos o aconchego do lar, da comida caseira, com número pequeno de pessoas ao redor. Parece impossível nessa cidade, mas não é! Já falei aqui da cozinha do Thiago Beltrão, e hoje vou falar dos Jantar Secreto, embora eu o tenha descoberto pelo famoso boca a boca, o que é melhor! Pois é para nossa boca que irão todos essas maravilhas que amamos da boa cozinha.

Resolvi mudar um pouco o jeito de escrever e fiz algumas perguntas para Larissa Januário, que eu tinha curiosidade de saber. Vamos lá:

Há quanto tempo você recebe em casa? O Jantar Secreto existe há pouco mais de 3 anos. Nós fomos uns dos precursores dessa onda. A ideia começou de forma bem orgânica. Meu marido, que é cozinheiro profissional, formado há mais de 10 anos em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro, tinha o sonho de servir sua comida autoral. Ele já mantinha o seu serviço de catering Chef à Porter, em que faz eventos personalizados de diferentes portes, mas sentia falta de oferecer uma comida com a sua personalidade. Como não podíamos montar um restaurante, veio a ideia de abrir a nossa casa. Tudo começou em uma mesa de quatro lugares, no nosso antigo apartamento. Por fim, já estávamos desmontando a sala da casa para receber mais gente. Foi quando decidimos nos mudar e também levar a ideia para outros lugares. Por isso, o endereço é secreto.

Qual o número de pessoas que comporta? Geralmente, na nossa casa fazemos para 14 pessoas, todas sentadas na mesma mesa, mas podemos montar um jantar maior. O número pode variar de acordo com o local onde queremos fazer o evento e do pedido do cliente. Hoje atendemos muitos grupos fechados que buscam experiências diferentes.

Qual sua  identidade para cozinhar desta forma?  Os pratos criativos são baseados na memória afetiva do chef, combinados a técnicas e preparados com ingredientes frescos e sazonais, sempre respeitando as restrições alimentares dos participantes.

Qual o diferencial de vocês? A começar que você só se descobre o que vai comer na hora, quando o prato chega à mesa. Todo o menu é apresentado pessoalmente pelo chef Gustavo Rigueiral. As bebidas também são escolhidas a dedo e apresentadas por mim, jornalista gastronômica e responsável pelo atendimento.

E o fato de ser no aconchego de sua  casa? Com certeza o jantar mais especial é o que acontece na nossa casa. Nós adoramos receber pessoas, e o ambiente é todo propício para isso. Acaba que a experiência vai muito além do jantar. Sempre acabamos virando amigos das pessoas que vêm. Afinal, estamos abrindo o lugar mais importante da nossa vida para elas.

Jantar Secreto
Insta: @jantarsecretooficial
infos: 11 98279-7513
Reservas: jantares.secretos@gmail.com

Quer aprender uma receita secreta do casal? Segue aqui!

pirulitodeporco

Pirulitos de lombo de porco com catchup artesanal de goiabada e maçã verde

Ingredientes (para 20 unidades)

Para os pirulitos 

  • 20 palitos de  cana-de-açúcar de cerca de 10 cm de comprimento
  • 1 kg de linguiça de lombo suíno

Para o catchup artesanal

  • 1 maçã verde ralada
  • 250 g de goiabada cascão
  • especiarias em pó de sua preferência (noz-moscada, pimenta preta, cravo, canela, etc)
  • 1/2 xícara de chá de vinagre de arroz
  • sal a gosto

Preparo

1. Comece pelo catchup. Em uma panela, coloque a goiabada cortada em pedaços e 1/2 copo de água. Junte o vinagre e a maçã ralada, as especiarias em pó e deixe cozinhar em fogo baixo até que a goiabada derreta completamente e se integre a maçã. Acrescente mais água sempre que começar a secar demais. Quando virar uma pasta rústica e de cor uniforme, está pronto. Coloque uma pitada de sal e deixe esfriar. Não teve ficar muito espesso, mas sim com uma consistência de molho grosso.
2. Para os pirulitos, abra as linguiças e retire o recheio, desprezando a pele. Passe o recheio rapidamente no processador de alimentos, somente para que fique mais pastoso. Pegue uma porção equivalente a uma colher de chá de recheio e molde no topo do palito, formando um pirulito.
3. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e disponha os palitos para fritar, sempre mexendo para que eles peguem cor de todos os lados. Também fica ótimo na churrasqueira. Nesse caso, pincele azeite antes de colocar na grelha. O fogo deve estar brando, pois são muito pequenos e podem queimar. Sirva acompanhado do catchup.

A coluna de hoje dedico aos novos cozinheiros que estão buscando esse caminho como uma forma de serem felizes: Juliana Furlan, Fausto Rangel, Thiago Beltrão, que mudaram suas vidas depois de conheceram a arte de cozinhar. E ao casal aqui do Jantares Secretos, Larissa Januário  e  Gustavo Rigueiral.

carlosribeiro

Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!