Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 19 de outubro de 2016

Jabuticaba no pé

Esta fruta, que remete aos quintais e a histórias apaixonantes, é deliciosa ao natural e em receitas – Chef Carlos Ribeiro

Esta é uma fruta que sempre amei de paixão! A árvore não é muito frondosa, somente para os magrinhos subir. Mas nem precisa ser magrinho, já que as frutas nascem em abundância por todos os cantos. Frutas deliciosas, que nos remetem aos antigos quintais e a histórias apaixonantes. Começamos com a rica literatura brasileira e nossas histórias com essa fruta tão #diliça, que nos oferta sucos, geleias, licores e caipirinha, que logo mais vou dar para vocês.

Em As Jabuticabas, Monteiro Lobato relata: “As jabuticabas tinham outros fregueses além da menina. Um deles era um leitão muito guloso, que recebera o nome de Rabicó. Assim que via Narizinho trepar à árvore, Rabicó vinha correndo postar-se embaixo à espera dos caroços. Cada vez que soava lá em cima um tloc! seguido de um pluf! ouvia-se cá embaixo um nhoc! do leitão abocanhando qualquer coisa. E a música da jabuticabeira era assim: tloc! pluf! nhoc! — tloc! pluf! nhoc!”

As histórias de jabuticaba estão presentes também no nosso cotidiano. No quintal da Dragonetti, uma loja de utensílios domésticos na cidade de São Paulo que frequento muito, tem um maravilhoso ou delicioso pé de jabuticaba e recentemente, fizemos uma farra! Esse jardim das delícias nos remete às boas lembranças e, segundo as proprietárias da Dragonetti, foi um dos motivos da escolha do local da loja, na Alameda dos Maracatins,196, em Moema.

Eu, não satisfeito, fui buscar mais um pouco da vida dessa jabuticabeira que data de 1946. Esse local era uma chácara e a árvore foi plantada por um antigo morador e hoje colhemos o que literalmente foi plantado! Que alegria ver aquele pé tão lindo no meio de uma selva de prédios hoje. Muitas pessoas possuem pés de jabuticaba em vasos. Minha irmã, Flávia Ribeiro, tem um e, como acontece com a maioria das pessoas que tem jabuticabeiras, a safra é muito grande e os passarinhos fazem também a festa. Ou seja é uma #diliça. E para quem quiser saber mais sobre esta planta e o cultivo doméstico encontrei o site jabuticabeira.

Caipirinha de Jabuticaba

Ingredientes

  • ½ copo americano de jabuticabas bem maduras
  • uma dose de cachaça, vodka ou saquê, que também fica muito bom
  • açúcar e gelo picado a gosto

1. Coloque as jabuticabas diretamente no copo. Com a ajuda de um socador, juntamente com o açúcar, amasse com cuidado as jabuticabas. Vai soltar um perfume maravilhoso!
2. Misture bem, acrescente o gelo e a cachaça e agite bem. Decore com folhas de jabuticaba ou flor da própria, se tiver um pé em casa.

Dedico esta coluna a minha irmã Flávia Ribeiro e as manas da Dragonetti, Valéria e Claudia, que são felizes donas de um pé de jabuticaba.

carlosribeiro

Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Chef Carlos Ribeiro

Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374

 


2 Comentários

  1. Caroline disse:

    Adorei o artigo! Parabéns!

Deixe o seu comentário!