Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 5 de abril de 2016

Italianos top

Aconteceu em São Paulo o “Top Italian Wines Road Show”, evento mundial promovido pelo Gambero Rosso. Veja alguns dos vinhos!

gamberorosso1

Gambero Rosso é uma publicação italiana especializada em enogastronomia, que está completando 30 anos, e que inclui um famoso guia de vinhos italianos de mesmo nome que reúne os mais renomados produtores da Itália. Sua premiação máxima é o “Tre Bicchieri”, ou três taças. A nona edição do “Top Italian Wines Road Show 2015/2016”, promovida pelo Gambero Rosso, já passou por Seul, na Coréia do Sul, e Seattle, nos Estados Unidos, antes de chegar a São Paulo, no dia 4 de abril. Singapura, Bangcoc e Manila também estão no roteiro.
Participei de uma masterclass, que é uma forma muito didática de conhecer vinhos de diferentes regiões, em que foram apresentados 28 vinhos, sendo oito espumantes, 12 brancos e oito tintos.
Sobre os espumantes, é interessante falar que o famoso Prosecco – que no Brasil, muitas vezes, é sinônimo de espumante – é produzido no Vêneto com a uva Glera, na denominação Prosecco (DOC) e na DOCG Conegliano e Valdobbiadene. Parece técnico demais, mas é sempre bom saber! O Franciacorta é um espumante mais elegante, elaborado pelo método clássico (o mesmo dos champanhes) com as uvas Chardonnay, Pinot Bianco e Pinot Nero, na região da Lombardia.
Achei interessante a quantidade maior de brancos, com boas surpresas! Nos tintos foi uma boa oportunidade de provar dois estilos bem diferentes do Piemonte, uma das regiões vinícolas mais importantes do mundo. Aqui os meus favoritos:

Espumantes
• Bellavista Franciacorta Brut Teatro alla Scala 2010 (World Wine)
• Santa Margherita Franciacorta Annamaria Clementi 2006 – Ca’ del Bosco (Mistral)

Brancos
• Schiopetto Collio Friulano 2014 –eleito o melhor vinho branco em 2016 (World Wine)
• Nals Margreid A. A. Pinot Bianco Sirmian 2014 – sem importador
• Vigne Surrau Sciala Vermentino di Gallura DOCG Superiore 2014 (RossoTerra Wine)

Tintos
• Gaja Langhe Nebbiolo Sperss 2011 (Mistral)
• Marchesi di Barolo Barolo Tradizione 2011 (Barrinhas)
• Tenuta Sant’Antonio Amarone della Valpolicella Sel. Antonio Castagnedi 2012 (Wine)

 Obs.: Nem todos esses vinhos estão disponíveis no Brasil


0 Comentários

Deixe o seu comentário!