Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 15 de junho de 2018

Homus, como usar

De origem árabe, essa pasta de grão-de-bico pode ser usada em entradinhas ou em sanduíches, como este vegetariano

SanduichedeHomus

Muito usado também na cozinha judaica, o homus está cada vez mais em alta pelo aumento do número de vegetarianos e veganos. É um item que não falta na minha cozinha, embora eu não adote esta dieta. Sou quase compulsiva diante de um pote de uma boa pasta de grão-de-bico. No momento, o meu homus favorito é o da Com.pot, marca paulistana que vi nascer.

Estava fazendo compras na Casa Santa Luzia, quando o proprietário apresentava uma provinha dos primeiros potes que chegaram por lá. Virei fã!  Delicioso, equilibrado e muito fresco. Prefiro o tradicional, mas eles têm várias versões combinadas com cenoura e gengibre, beterraba e alho (para mim, a melhor depois da tradicional), pimentão e alho, entre outras. Costumo servir homus com o pão sueco da Pinheirense e acho que combina muito com rabanete, para quem preferir uma versão mais leve. Eu corto o rabanete em gomos grossos, coloco num potinho e no outro, o homus.

Em janeiro deste ano, passei alguns dias em Nova York com minha filha e a gente costumava tomar café da manhã em um quiosque nórdico na Grand Central Station (já falei sobre esta experiência no post Grand Central NY). Lá provei pela primeira vez o sanduíche de homus com tomate, pepino e rabanete em um pão delicioso com grãos. Era um super alimento, que deixava a gente com energia por bastante tempo para passear pela cidade. Parece estranho para café da manhã? É o estilo nórdico…

Já dei aqui uma receita de Tartine com Homus e Tomates Assados no post Natal Prático. Reproduzo agora a do sanduíche de Nova York, que com o pão integral de grãos fica ainda melhor.

Sanduíche de Homus com Tomate, Pepino e Rabanete

Ingredientes

  • 1 pão pequeno e crocante (usei ciabatta, mas você pode usar fatias de pão integral)
  • 1 colher (sopa) de homus mais ou menos (no meu caso, sempre mais!)
  • fatias finas rabanete
  • fatias de tomate
  • fatias de pepino japonês

1. Parta o pão (se preferir, aqueça antes) ao meio e espalhe o homus com uma faca. Distribua os demais ingredientes e polvilhe com um pouquinho de flor de sal. Se gostar, acrescente cebola roxa em rodelas. Sirva em seguida.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!