Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 18 de setembro de 2018

Fungo Shop

Entre os cogumelos encontrados na União Fungo Shop estão o shimeji premium ou shimofuri, o enoki e o eryngui. Deliciosos!

Criada em 2016 por Marcelo Ramos, a Fungo Shop funciona como uma cooperativa, que reúne quase 200 produtores de cogumelo de diversas regiões do Brasil, como São Paulo (maioria), Minas Gerais e Rio de Janeiro. Conheci o trabalho deles na festa de 15 anos da revista Prazeres da Mesa e, no último sábado, tive a oportunidade de provar alguns durante um festival.

Marcelo, que já foi produtor de cogumelos, quer divulgar o consumo desse ingrediente, rico em sabor e nutrientes, promovendo festivais em restaurantes e ajudando novos produtores.

Versáteis, os cogumelos podem ser incluídos crus em saladas (como o cogumelo de paris ou o delicado enoki), em pratos à base de carnes e aves, risotos, omeletes, pratos da cozinha asiática ou combinados com outros legumes. Os cogumelos estão sempre presentes na minha cozinha e gosto de variar. Já falei sobre dois desses mais diferentes no post Enoki e Eryngui. O primeiro tem sabor mais sutil enquanto o segundo é um dos cogumelos mais saborosos que conheço.

Para mim, no caso preparo de cogumelos vale o ditado “menos é mais”. Azeite de oliva, flor de sal, alho (que eu adoro) e ervas frescas estão entre os itens que costumo usar. Outra dica é ficar de olho no cozimento. Nada de deixar cozinhar demais, senão fica mole e desagradável.

A Fungo Shop faz entregas em vários lugares de São Paulo, sem cobrar frete. O pedido mínimo é de 1 kg, ou 5 bandejas de 200 g cada uma. É só juntar dois ou três amigos para ter uma boa e variada seleção de cogumelos fresquinhos!

Fotos: Solange Souza


0 Comentários

Deixe o seu comentário!