Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 26 de março de 2018

Espaguete com lagostim

Para a Páscoa, minha sugestão é esta massa deliciosa feita com lagostim e abobrinha. Fácil de fazer, vai ser um sucesso!

espaguetecomlagostim

Para os que querem sair do óbvio bacalhau, minha sugestão é esta receita simples e muito saborosa, feita com lagostim. De textura e sabor delicados (bem diferente do camarão, que fica mais firme depois de cozido), o lagostim é mais barato que o camarão, mas não rende muito, porque perde-se bastante quando a carcaça é eliminada (você pode usá-la para fazer caldo, combinando com cebola, salsão, cenoura).

Adoro usar lagostim em risotos e massas e combinar com alho-poró ou abobrinha. Também costumo servir como entrada, apenas grelhado com azeite, alho e salsinha, acompanhado de uma salada verde. Já preparei várias receitas que levam lagostim e uma das mais recentes está no post: Prático com glamour, que traz um Creme de Mandioquinha com o crustáceo.

Quem quiser mais algumas ideias de receitas para a Páscoa pode conferir no post: 5 Receitas com Peixe, que fiz no ano passado, mas que é sempre atual. Desejo a todos uma Feliz Páscoa!

Espaguete com Lagostim e Abobrinha

Ingredientes

Rende 2 porções

  • 600 g de lagostins limpos
  • 300 g de espaguete
  • 1 abobrinha
  • 1 cebola pequena bem picada
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

1. Lave bem os lagostins, seque-os com toalha de papel e tempere com sal e pimenta-do-reino.
2. Lave a abobrinha, seque, elimine as pontas e corte em quatro partes no sentido do cumprimento. Elimine as sementes e, se necessário, corte mais uma vez no sentido do cumprimento. A ideia é cortar em cubos bem pequenos.
3. Numa frigideira antiaderente, aqueça um pouco de azeite e adicione metade da cebola. Quando murchar, junte os lagostins e deixe por alguns minutos, até mudar de cor de todos os lados. Retire-os e reserve.
4. Na mesma frigideira, refogue rapidamente a abobrinha no azeite com a cebola restante, sem cozinhar muito para que fique crocante. Tempere com sal e junte os lagostins. Mexa com delicadeza, acerte os temperos e adicione o espaguete cozido e escorrido.

Para acertar os tempos, eu prefiro começar cozinhando a massa em bastante água fervente com sal. Quando está no meio do cozimento, eu começo a refogar o lagostim. Assim, nada passa do ponto!

Sugestões de vinho: Riesling, Bordeaux branco ou Chardonnay sem muita madeira.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!