Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 20 de dezembro de 2016

E-book de Natal

Sete receitas fáceis e deliciosas, como este Duo de Quinoa e Lentilha, com sugestões de vinhos. Basta um clique para baixar!

lentihaequinoa

Escolhi esta receita porque minha filha, Carol, deixou de comer carne vermelha e de aves neste ano. Fiz uma adaptação de uma receita da chef Tatiana Cardoso, do restaurante paulistano Moinho de Pedra, publicada no livro Cozinha Natural Gourmet (DBA). Ficou uma delícia!

Você pode servir morna ou fria, como acompanhamento, e combinar os mais diferentes legumes. Em uma das minhas versões, acrescentei cenoura crua bem picadinha, o que deu um toque crocante delicioso. Baixe o e-Book de Natal do Mesa Completa!

Duo de Quinoa com Lentilha e Legumes

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de lentilha rosa
  • 1/3 xícara (chá) de quinoa branca
  • 1/3 xícara (chá) de quinoa vermelha
  • 2 xícaras (chá) de caldo de legumes
  • azeite de oliva
  • legumes diversos (escolha dois ou três entre brócolis, abobrinha, alho-poró, ervilha torta, vagem, couve-flor, cogumelos paris frescos)
  • sal e páprica picante a gosto

1. Coloque a lentilha de molho em uma bacia com água fervente (cerca de 1 xícara de água), durante 25 minutos. Em seguida, cozinhe por 10 minutos, escorra e reserve.
2. Numa panela, coloque os dois tipos de quinoa, junte o caldo de legumes (se usar industrializado, cuidado com o sal), o sal e a páprica e cozinhe por cerca de 20 minutos, em fogo baixo, com a panela tampada.
3. Numa frigideira, com um fio de azeite, refogue os legumes que for utilizar, separadamente. No caso do brócolis e da couve-flor, use apenas os buquês e afervente rapidamente antes. A vagem e a abobrinha devem ser picadas em pedaços bem pequenos. O alho-poró em rodelas (somente a parte branca) e os cogumelos fatiados. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, junte as quinoas e a lentilha rosa escorrida e misture com delicadeza. Acerte o sal e a pimenta-do-reino e regue com azeite. Se preferir, tempere com azeite de manjericão: bata no liquidificador folhas de manjericão com 1/2 xícara de azeite e tempere com sal marinho. Sirva em seguida.

Sugestão de vinho: um espumante rosé Brut, ou um tinto bem leve, como um Beaujolais


0 Comentários

Deixe o seu comentário!