Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 14 de dezembro de 2016

Doce Natal

A chef Rita Atrib, do Petit Comité, ensina como preparar Clafoutis de figos e amêndoas, uma torta linda e deliciosa

www.raphaelcriscuolo.com.brFoto: Raphael CriscuoloATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, na sua íntegra sem cortes ou modificações, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998

Quando recebi o cardápio de festas da chef Rita Atrib (esgotado antes da data prevista para o fim das encomendas!) fiquei encantada com tantas opções. Escolhi esta receita, porque acho sempre bom ter uma torta de frutas no Natal, seja durante a ceia ou em outros momentos, para acompanhar um chá ou um café. E você vai ver que não é nada complicado de fazer. É isso que eu gosto no estilo de cozinha da Rita, minha amiga querida de longa data: tudo tem um toque diferenciado, mas sem exageros de informações.

Como não vai mais ser possível encomendar a ceia, minha sugestão é que você se programe para conhecer o Petit Comité Rotisserie & Deli, inaugurado este ano no bairro paulistano de Moema, comandado por ela e o marido, Eduardo Reschiliani. Lá é possível comer e levar para casa as delícias que ela cria. E entre os dias 20 e 24 de dezembro, a vitrine vai ser dedicada aos quitutes natalinos (veja abaixo o horário de funcionamento).

Rita Atrib tem uma longa tradição em cozinha e se tornou mais conhecida por ser a chef responsável pelo cardápio de bandas famosas como Rolling Stones, Guns N’ Roses, Aerosmith e Ozzy Osbourne em suas passagens pelo Brasil. O Buffet Petit Comité, fundado por ela em 1992, é uma referência em gastronomia, sem contar o serviço da equipe.

www.raphaelcriscuolo.com.brFoto: Raphael CriscuoloATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, na sua íntegra sem cortes ou modificações, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998

Em suas viagens pelo Brasil e pelo mundo Rita Atrib sempre visita restaurantes e mercados em busca de novas ideias para continuar surpreendendo seus fãs

Clafoutis de figos e amêndoas

Ingredientes

  • 200 g de manteiga sem sal
  • 200 g de açúcar (mais um pouco para polvilhar a forma)
  • 3 ovos grandes
  • 180 g de farinha de amêndoas (pode substituir por farinha de castanhas)
  • 100 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • 1 colher de café de anis estrelado em pó (pode ser substituído por canela)
  • 100 ml de iogurte integral
  • 8 a 10 figos maduros, porém firmes

1. Preaqueça o forno a 200 °C . Corte os figos em quatro, no sentido longitudinal e reserve.
2. Misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo, o anis estrelado e o sal e reserve.
3. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira, até ficar um creme fofo. Adicione os ovos, um a um, deixando bater entre um e o outro. Na sequência, adicione a mistura de farinhas, até ficar uniforme e macio. Em seguida, adicione o iogurte (não bata demais).
4. Forre uma assadeira de fundo falso de 25 cm de diâmetro com papel manteiga culinário ou papel alumínio (com a parte brilhante para cima), sendo a folha maior que o fundo da forma, para subir nas laterais e ficar um pouco para fora – aperte bem, como se fosse uma “segunda pele” da forma e corte o excesso.
5. Despeje a massa na assadeira e, em seguida, vá colocando os figos de forma circuncêntrica na massa até finalizar a forma (não enfie os figos totalmente na massa). Asse por 15 minutos, reduza o forno para 100 °C e asse por mais 30/40 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro, este saia razoavelmente limpo (a torta é um pouco molhadinha). Deixe esfriar e desenforme, retirando o papel delicadamente. Sirva gelada ou em temperatura ambiente.

Dica: Esta torta por si já é maravilhosa, mas se desejar acompanhe com creme inglês ou sorvete de creme.

Petit Comité Rotisserie & Deli
Rua Gaivota, 763, Moema, São Paulo
(11) 2359.0771
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira: 11h às 19h; sábado: 11h às 17h; domingo e feriado: 10h às 14h (fecha segunda)
No dia 24 de dezembro vai funcionar das 10h às 14h

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!