Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 16 de setembro de 2015

Dia de vermelho

Gosto tanto do mar, que quando não vou até ele dou um jeito de trazê-lo até mim. Uma das maneiras é preparando alguns de seus ingredientes, como este vermelho

IMG_8488

Preparar peixe no forno é muito prático, porque não faz tanta sujeira aparente e permite muitas combinações. Quando escolho fazer em filés, peço sempre para deixar com a pele, que deve ficar em contato com a assadeira, de preferência antiaderente. Costumo completar com  cebolas e tomates cortados em gomos e espalho por cima um pouco de endro (dill), que dá um perfume maravilhoso. No caso do peixe inteiro, que fica mais bonito, coloco as ervas frescas (salsinha, cebolinha e coentro) em seu interior. Para temperar o peixe, uso sal e pimenta-do-reino e às vezes um pouquinho de suco de limão. Os complementos podem ser os mesmos ou variados como cenoura, abobrinha, alho-poró, batata.  O tomate fica divino depois de assado e para mim é sempre indispensável. Depois, é só preparar um arroz branco e servir. Se sobrar peixe, você pode preparar uma salada de batata com maçã e incluir as sobras, mas é importante separar bem em pedaços pequenos e tomar cuidado com as espinhas.

Vermelho ao forno com tomates

Ingredientes

  • 2 vermelhos médios inteiros e limpos
  • 5 tomates maduros e firmes
  • 1 cebola
  • ervas frescas
  • azeite de oliva
  • suco de limão (opcional)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Faça alguns cortes na superfície do peixe, dos dois lados. Tempere com sal e pimenta-do-reino e junte algumas gotinhas de limão. Coloque numa assadeira e deixe tomar gosto por alguns minutos.
2. Preaqueça o forno. Prepare os demais ingredientes, cortando os tomates e a cebola em gomos. Coloque as ervas previamente lavadas no interior do peixe. Distribua os tomates e as cebolas na assadeira, polvilhe com um pouco de sal e regue com azeite de oliva. Leve ao forno até cozinhar, prestando atenção para que não passe do ponto. Se possível, deixe no grill nos últimos dois minutos. Sirva com arroz branco.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!