Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 26 de abril de 2017

Cozinhando com vinho

Para aquecer o amor e o coração, cozinhar com a bebida de Baco é perfeito, mas não se pode errar na dose – Chef Carlos Ribeiro

perasaovinho

É possível cozinhar com a bebida favorita do deus Baco e de muitos outros mortais, como eu, apaixonados por vinho? Eu responderia que sim! Sempre dizemos que a comida ficou “dos DEUSES”, quando está muito boa; e fica mesmo, quando cozinhamos com vinho.

Como fazer estas preparações? O vinho pode ser usado nas mais diferentes receitas, como marinados, carnes em geral, peixes, legumes e frutas, em recheio de bolos, cremes e uma infinidade de outras opções. Essa bebida traz aromas delicados e um grande realce no sabor, tanto de pratos doces quanto salgados. Entretanto, devemos ser bastante seletos na escolha do vinho que iremos usar, pois o mesmo nos acompanhará durante nossa experiência gastronômica.

Que vinhos podemos utilizar? Brancos, tintos, rosés, Porto, Marsala e até espumantes. Já tive experiência com todos e sempre estou aberto a fazer descobertas de novos aromas e sabores quando estou cozinhando, em especial quando uso vinhos.

A primeira experiência foi com um bolo de noiva que minha avó fazia e que a nossa querida boleira de mão cheia, Ana Paula Paiva, também faz. Já demos a receita aqui no Mesa Completa, um bolo que leva vinho para dar sabor às frutas secas. Vocês podem conferir na matéria Bolo de noiva.

Pois bem, a segunda experiência foram as peras ao Merlot, nossa receita de hoje. Estava eu assistindo um programa de TV em uma das minhas idas ao México, pelo menos 20 anos atrás, quando não tínhamos todos os programas que temos hoje ligados à gastronomia, e vi essa receita que me chamou a atenção. E por esse motivo fui tomando gosto pela cozinha temperada com vinho e similares. No dia 13 de maio, vou dar o curso “Cozinhando com Vinhos” no Na Cozinha. Será um sábado, das 11h30 às 14h. A programação está incrível:

Entrada: Abobrinhas e Champignons ao Chardonnay,
Principal: Pescada ao Sauvignon Blanc em papillote, com legumes e ervas frescas
Sobremesa: Peras ao Merlot
Valor do investimento: R$ 192,00
Informações: (11) 3063 5374
Todos os pratos são acompanhados de 1 taça de vinho por pessoa e dá direito a uma apostila com as receitas

A coluna de hoje vai em homenagem às mulheres, em particular às minhas amigas ligadas a mim pela bebida de Baco: Tina Gondim Scherrer, Ana Maria de Andrade, Daniela Bravin, Jo Barros, Lis Cereja, Patricia Brentzel, Eliana Araújo, Afra Soares, Solange Souza, Sandra Helena Nascimento, Glaucia Balbachan, Carina Cooper, Jane Pizzato, Stella e Luciana Salton, Suzana Barelli e Fernanda Meneguetti. Quantas mulheres homenageadas nesta coluna hoje, que por amor a Baco bebem tão bem! #diliça

Peras ao Merlot

Ingredientes

  • 6 peras
  • 6 copos de vinho tinto
  • 3 copos de água
  • 2 xícaras (chá) de açúcar granulado
  • 1 canela em pau
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

Preparo

1. Lave e descasque as peras. Corte a parte inferior de cada uma delas, de modo que fiquem de pé no prato na hora de servir. Reserve.
2. Em uma panela, coloque o vinho tinto, a água e o açúcar e deixe ferver. Após começar a fervura, coloque as peras. Junte a canela, o cravo e a pimenta-do-reino. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 50 minutos ou até que as peras fiquem macias.
3. Em seguida, desligue o fogo, retire a tampa e deixe as peras esfriarem na própria panela. Quando estiverem mornas, distribua as peras nos pratos e regue com a calda de vinho.
4. Para enfeitar, você pode utilizar os cravos e a canela em pau, ou folhinhas de hortelã fresca. Se preferir, sirva com sorvete de creme.

carlosribeiro

Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374


0 Comentários

Deixe o seu comentário!