Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 27 de outubro de 2016

Cozinha peruana

De 27 de outubro a 10 de novembro, acontece a quarta edição da Peru Week, com a participação de 35 restaurantes no Brasil

Participei do lançamento da Peru Week, que aconteceu no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. O evento estava animadíssimo, reunindo a cultura e a culinária peruana, que eu adoro! Além de piscos e ceviches, pude provar outras delícias que não conhecia, como o Turrón de Doña Pepa, um doce tradicional do Peru, que é todo colorido e que leva mel e frutas. Muito gostoso!

O chef peruano Renzo Garibaldi, do Restaurante Osso, de Lima (27º da lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina) estava lá preparando suas especialidades com carne, junto de outros chefs que representam essa cozinha no Brasil. Simone Bert, chef e proprietária do Wanchako, de Maceió, era uma das homenageadas da noite, por ser a pioneira dessa cozinha no país. “Há 20 anos abri o restaurante com meu marido, que é peruano, quando nem se falava nessa cozinha por aqui”, me contou sem esconder a emoção. Fiquei encantada ao ouvir sua história e já coloquei seu restaurante na minha “lista de desejos”.

Entre as casas que trazem cardápio especial durante este período estão Wanchako, de Maceió; La Mar Cebicheria e La Peruana, de São Paulo; Dom Ralf, de Goiânia; Quina do Chef, de Curitiba; Richi Causa, de Manaus; e Chola Guapa, de Porto Alegre. A lista completa dos restaurantes e os cardápios estão no site Peru Week 2016. Participam também várias empresas de turismo.

Nas fotos: Ceviche (Huaco, R. Fradique Coutinho, 832 – Pinheiros, São Paulo), Lomo Saltado (La Peruana, Alameda Campinas, 1357 – Jardim Paulista, São Paulo), Pisco (Richi Causa, R. Mato Grosso, 137 – Flores, Manaus) e Suspiro Limeño (Chola Guapa, Av. Venâncio Aires, 859 – Santana, Porto Alegre).


2 Comentários

  1. Hola. O @cholaguapa mudou pra Av. Venâncio Aires, 859 – Santana, Porto Alegre/RS. Obrigado.

Deixe o seu comentário!