Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 28 de julho de 2017

Cozinha coreana

Elisa Han faz sucesso em São Paulo com o Kimchi, food truck de comida coreana, com destaque para o Burgogui – Carlos Ribeiro

bougougui

A cidade de São Paulo sempre nos presenteia com partes do mundo, e com a comida de rua. Hummm isso é bom demais! Meu interesse pela comida – ou melhor, pelas cozinhas – sempre me conduz a encontros. E a explicação vem depois, muito depois.

Em 1997, no século passado (eita!) conheci uma menina chamada Elisa Han. Ela era minha aluna no curso de hotelaria da Anhembi Morumbi, aula aos sábados, pessoal animado (melhor não comentar…). Eu, muito do rigoroso, começava a aula exatamente às 7h, como combinado, e os alunos tinham a tolerância de 15 minutos. Passado esse tempo, nem confiança eu dava. A Elisa logo se adaptou aos horários da aula, virou uma aluna exemplar e minha amiga pessoal. Mas o professor tem a missão de mostrar os caminhos, e fiz minha parte.

elisa

Elisa sempre foi muito do trabalho, com espírito de comerciante, muito comum entre os coreanos. Por muito tempo, ela e sua família, oriundos da Coreia, tiveram comércio de confecção e bijuterias. E a irrequieta Elisa Han, sempre muito antenada em comida (ela ama comer e por isso ama cozinhar). Um dia ela me chama para uma conversa. Aliás, sempre quando ela tinha ou tem algo muito sério para escolher, me chama e faz do seu velho professor seu conselheiro. Eu pego pesado, vou logo mostrando o caminho das pedras, para percorrer de joelhos. Nossa conversa não foi do deslumbre, mas do pesado que ela teria de enfrentar. E ela está dando conta, super empenhada, no seu Food Truck de comida coreana, o Kimchi – nome de um condimento que entra em boa parte dos pratos dessa cozinha tão especial.

Gamsamnida!! = Obrigado Elisa Han por sua amizade e pelo seu carinho em representar tão bem a comida dos seus ancestrais.

Os homenageados: Comunidade Coreana, Familia Han, Helena Jang, Pedro Chang, Sonia Cho e Dona Regina Yun Hwang, do Portal da Coreia em São Paulo.

Burgogui – Por Elisa Han

Ingredientes

  • 1 kg de contra-filé cortado em tiras bem finas
  • 1 cebola grande cortada em fatias bem fininhas
  • 4 dentes de alho bem amassados
  • 3 colheres (chá) de açúcar
  • 1 envelope de hondashi
  • ½ copo americano de shoyu
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado

1. Misture todos os ingredientes e deixe marinando na geladeira pelo menos 4 horas antes do preparo.
2. Numa frigideira bem grande, quando estiver bem quente, espalhe delicadamente a carne com todo o marinado. Deixe dourar e vá mexendo até ficar bem suculento. Sirva com arroz branco.

Kimchi Food Truck
Endereço: Itinerante veja pelas redes sociais
(11) 99160-3151

carlosribeiro
Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374


2 Comentários

  1. Sonia Cho disse:

    Muito obrigada pela homenagem querido Carlos!!!Grande Chef, talentoso, amigo para todas as horas,sua presença preenche com alegria à tudo e à todos sempre!Btw o seu picadinho é o melhor que já provei!!!Te desejo sucesso sempre!!!Bjs

Deixe o seu comentário!