Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Restaurantes • 10 de março de 2016

Cozinha brasileira

Para celebrar os 7 anos de sucesso do Na Cozinha, o chef Carlos Ribeiro preparou um cardápio inspirado na Paraíba, sua terra natal 

CarlosRibeiro

O que eu adoro na cozinha desse chef é que todos os seus pratos têm história e inspiração. Quem segue o Mesa Completa sabe disso, porque a cada receita que ele dá, vem sempre uma historinha.
No caso do jantar de aniversário do Na Cozinha – A Casa do Picadinho, não poderia ser diferente. A inspiração foi a paraibana Ana Rita Dantas Suassuna, uma estudiosa da cozinha sertaneja e autora do livro Gastronomia Sertaneja – Receitas que Contam Histórias (Ed. Melhoramentos). E não faltaram histórias nesse jantar delicioso! “Um prato é como a gente, tem nome e tem história”, comentou ela.

nacozinha
De entrada, foram servidos os Sanduísques: mini sanduíches em pão de forma, com recheio de queijo do reino em pasta e de azeitona preta com ameixa seca. Para acompanhar, o delicioso espumante brasileiro Splendore Brut (Wine Soul Store). Ana Rita contou que ‘sanduísques’ era como os garotos chamavam os sanduíches na década de 1940, quando eram vendidos em algumas estações privilegiadas entre Paraíba e Pernambuco. “O povo comia e falava ‘diliça, diliça’!”, comentou ela. Vem daí uma das marcas registradas do chef Carlos Ribeiro.

“Ana Rita me deu o apelido de ‘diliça’ em 2012 e eu comecei a usar essa palavra como um selo de garantia da minha cozinha” – Carlos Ribeiro

O prato principal foi o Picadinho Xique-Xique, feito com carne de sol na manteiga de garrafa, e servido com farofa de paçoca, pastéis de queijo do reino e feijão verde, acompanhado do vinho argentino Benvenuto de La Serna Malbec/Merlot (Premium Wines). Uma combinação dos deuses!

picadinho
De sobremesa, foi servida A Ciranda, receita do livro de Ana Rita, que incluía bolo baeta, doce de mamão em calda e bolo pega-ele (ou pega-marido), um bolo de coco delicioso.
Quem cuidou da cozinha foi a irmã de Carlos, Flavia, autora do Picadinho Xique-Xique e dos doces. A equipe do Na Cozinha foi impecável durante todo o jantar “diliça”!
Para quem nunca foi a esse restaurante, recomendo super! Meus pratos favoritos são as moquecas e os picadinhos (tem vários). As entradas também são ótimas! Prove o Bobó frito de camarão e o Bolinho de feijoada, com a pimentinha da casa. Ah! E tem a escola, onde o chef ensina sua arte.

Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374    


0 Comentários

Deixe o seu comentário!