Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 6 de agosto de 2018

Comida de Santo

O chef Carlos Ribeiro e o antropólogo Vilson Caetano de Sousa Junior lançam o livro COMIDA DE SANTO QUE SE COME

Projeto do talentoso chef Carlos Ribeiro, colunista do Mesa Completa, o livro Comida de Santo que se Come (Editora Arole Cultural) fala sobre os pratos sagrados dos orixás e traz 35 receitas, que independente da religião do leitor, são deliciosas e surpreendentes. Além disso, há um capítulo feito pelo antropólogo, pesquisador, professor e babalorixá Vilson Caetano de Sousa Junior, que trata dos principais conceitos das comidas de santo, dos rituais e das influências regionais.

Logo na abertura do livro lê-se: “No candomblé há, é claro, as comidas que todos os santos comem, mas existem também aquelas que são preferenciais, próprias de cada orixá”. A receita do Bolinho de Feijoada, um dos grandes sucessos do Restaurante Na Cozinha, do chef Carlos Ribeiro, está lá como uma das comidas de Ogum. O apetitoso Milho com Carne de Porco é uma das preparações de Ossain.

O editor Diego de Oxóssi define bem a proposta do livro: “Como diz meu pai de santo: os deuses existem porque os homens existem. Por isso, na prática da fé e nos costumes diários, é à mesa que homens e deuses se tornam um só e não é à toa que, para que toda oferenda seja bem aceita, uma parte dela deve ser comida por quem a oferece!”.

Um verdadeiro banquete que você pode preparar em casa! O lançamento vai acontecer durante a Bienal do Livro em São Paulo, no dia 12 de agosto, às 13 h, no espaço Cozinhando com Palavras, com bate-papo com os autores. Vendas pelo site.

Comida de Santo Que Se Come
184 páginas ilustrado, fotografias
Preço de capa: R$ 71
Arole Cultural


0 Comentários

Deixe o seu comentário!