Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 5 de julho de 2016

Comida de rua

O prato mais popular de Berlim é a Currywurst, salsicha grelhada, servida com molho de tomate e curry em pó, que eu adoro!

currywurst

Pode parecer clichê, mas uma das primeiras coisas que gosto de fazer quando chego em Berlim (onde já estive por seis vezes e volto sempre que puder) é comer currywurst acompanhada de uma cerveja gelada. Para quem não conhece, esse é um prato tradicional de Berlim (e de outras cidades da Alemanha) feito com salsicha (Wurst), molho de tomate que lembra catchup e curry em pó, servido em um pratinho de papelão, acompanhado de pão e/ou batatas fritas. Vários quiosques espalhados pela cidade vendem currywurst, prato que tem até museu.
No livro Die Entdeckung der Currywurst (A descoberta da Currywurst), Uwe Timm – natural de Hamburgo – atribui a origem do prato à sua cidade, onde teria sido criado por em 1945 (enquanto em Berlim teria sido em 1949). Para mim é um prato de Berlim, que apesar de ter jeitão de ‘junk food’, é uma delícia!
O lugar onde costumo comer currywurst é no Bier’s Ku’damm 195, na Kurfürstendamm (ou Ku’damm), avenida que reúne lojas de grife e gente bonita, o equivalente à Champs-Élysées, em Paris. Sucesso desde 1965, é um lugar bem pequeno, sem nenhum luxo,mas onde você pode acompanhar sua currywurst até com champanhe. Eu gosto mesmo é com uma Berliner Pilsner, para deixar o espírito da cidade tomar conta de mim!

 

 

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!