Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 29 de junho de 2017

Coentro, o polêmico

O que inspirou este post foi um jantar no Salsa & Coentros, em Lisboa. Bem utilizada, esta erva dá muito frescor aos pratos

Acabo de voltar de Portugal, onde o coentro é usado nos mais diferentes pratos (peixes, legumes e carnes), especialmente no sul do país. Para mim, foi um gosto adquirido, como muitos no decorrer da vida. A primeira vez que ouvi uma explicação inteligente para seu uso foi quando fazia uma matéria com o chef Marcos Sodré, do restaurante tailandês Sawasdee, no Rio de Janeiro, quase 20 anos atrás, que me disse que o maior erro era cozinhar o coentro por muito tempo, porque seu sabor é muito predominante. A função dessa erva, e de todas na minha opinião, é dar frescor aos pratos e deve, portanto, ser adicionada no final da preparação.

Voltando a Portugal, o Salsa & Coentros foi uma ótima descoberta. A gente estava em Lisboa e meu marido, Orlando, tinha lido um post no facebook feito pela Cristiana Beltrão, dona do Bazzar do Rio de Janeiro, que falava da deliciosa empada de perdiz dessa casa. Resolvemos conhecer. Chegando lá, adoramos o clima: um típico restaurante de vizinhança, que parecia ser frequentado por moradores do bairro. Grama artificial na entrada, mesinhas na calçada, noite agradável de verão.

À mesa, já nos esperavam as empadas de galinha. Pedimos umas Favinhas de Coentrada, que estavam ótimas com o pão da casa. Como prato principal, comi o Lombo de Porco Preto Grelhado com Molho à Salsa & Coentros. Meu marido decidiu provar a tal empada de perdiz, que veio com uma saladinha, e não desapontou. Para acompanhar, o Quinta da Carvalha Reserva 2011, do Dão. Tudo muito gostoso e a conta bem honesta.

Descobrimos depois que o Salsa & Coentros, aberto há mais de 10 anos, originalmente tinha três sócios, mas dois deles saíram, inclusive o chef! Quem está no comando da cozinha é uma brasileira, que já trabalha lá há alguns anos. Não chegamos a conhecê-la, mas adoramos o estilo de cozinha da casa, de oferecer comida de verdade.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!