Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 26 de outubro de 2016

Carré de cordeiro

Macio e saboroso, este é um dos cortes mais nobres  do cordeiro. Para preparar, basta seguir algumas dicas simples. Vamos lá?

Diz o ditado que quanto mais perto do osso estiver a carne, mais saborosa será. Pura verdade! No caso do cordeiro, a peça inteira cheia de ossos como a da foto é chamada de carré. Quando você corta, separando em partes, você tem as costeletas. Alguns mais perfeccionistas preferem cobrir os ossinhos com papel-alumínio para não queimar e a peça ficar mais bonita (não fizemos desta vez…).

Alguns temperos parecem ter nascido para esta carne, como é o caso do alecrim. Nesta receita, incluímos nas batatas ao forno servidas como acompanhamento e reservamos para a carne uma pasta feita de farinha de rosca, mostarda e ervas frescas, que vai dar um toque crocante à preparação. O grande segredo deste prato é o ponto da carne: deve ficar rosada, para manter a suculência e maciez.

Carré de Cordeiro em Crosta Crocante

Ingredientes

  • 1 carré de cordeiro
  • azeite de oliva
  • mostarda Dijon
  • farinha de rosca (ou farinha Panko)
  • ervas frescas (salsinha, cebolinha) picadas
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Tempere o carré com sal e pimenta-do-reino. Numa frigideira antiaderente, aqueça um pouco de azeite e doure a carne de todos os lados. Retire e deixe esfriar um pouco.
2. Em uma tigela pequena, prepare uma pasta com farinha de rosca, mostarda, ervas frescas picadas, sal e pimenta-do-reino, misturando bem. Com as mãos, coloque esta pasta sobre a carne, apertando com os dedos para aderir bem.
3. Coloque o carré numa assadeira e leve ao forno por 10-12 minutos, dependendo do tamanho da peça. Se o seu forno tiver grill, pode colocar diretamente nesta função.
4. Sirva com batatas ao forno com alecrim: lave bem 3 batatas médias e cozinhe-as com a casca em água com sal, retirando quando ainda estiverem firmes. Espere esfriar um pouco e corte-as em rodelas não muito finas. Coloque-as numa assadeira, regue com um fio de azeite e distribua por cima alguns raminhos de alecrim. Leve ao forno na função grill até dourar.

Vinho sugerido: um Tannat do Uruguai


0 Comentários

Deixe o seu comentário!