Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 23 de fevereiro de 2016

Capril do Bosque

Em Joanópolis, SP, Heloisa Collins produz queijos de cabra de forma artesanal e recebe os visitantes num simpático bistrô

Esse programa estava na minha lista há bastante tempo! Finalmente fui conhecer de perto o trabalho de Heloisa Collins e seus filhos no Capril do Bosque, que fica em Joanópolis, a cerca de 2 horas de São Paulo. Já era fã de seus queijos, que conheci no Mestre Queijeiro, quando o Bruno Cabral me apresentou algumas maravilhas como o Coração em Brasa, um queijo de cabra delicioso recheado com uma fina camada de pimentas, e a Pirâmide do Bosque, que tem massa macia e úmida e casca de mofos brancos com uma camada de carvão vegetal.
O lugar é muito bonito e agradável para passar algumas horas, incluindo a visita guiada por Victor Collins, filho de Heloisa, e o almoço no bistrô, comandado por sua filha, a chef Juliana (Ju) Raposo. Na minha visita, optei por figos grelhados com mel acompanhados de queijo de cabra fresco, um prato simples e divino, além de uma salada bem crocante e fresquinha e, claro, a degustação de queijos. Heloisa é quem cuida da seleção e o garçom indica a sequência para que se possa tirar todo o proveito dos sabores. Uma pena não ter um pão à altura para acompanhar aquelas delícias, um cuidado que na minha opinião é imprescindível!

No cardápio, pratos com ingredientes orgânicos e locais, em que a estrela é o queijo de cabra em suas diferentes versões

Duas descobertas nessa degustação foram o Cacauzinho, um rolinho bem fino em que o queijo é maturado com mofos brancos sobre cobertura de cacau e baunilha (delícia!!!) e o Serra do Lopo, que presta homenagem à serra local, um queijo saboroso e intenso de casca lavada na cerveja, maturado por cerca de 40 dias, com um mínimo de 20 banhos nessa bebida.

Além das refeições no bistrô e visitas guiadas, há opções de piqueniques nos arredores e passeios a cavalo

Heloisa Collins foi professora de linguística na PUC de São Paulo e faz queijos há mais de 30 anos. Durante esses anos, ela se especializou por meio de cursos, viagens e livros. O que começou como hobby se transformou em negócio, e hoje seus queijos são muito valorizados tanto em lojas especializadas quanto em restaurantes renomados em São Paulo (veja a lista deles no site). Os queijos do Capril do Bosque são vendidos no Eataly, que tem a linha completa, no já mencionado Mestre Queijeiro e na A Queijaria.
Para quem optar pela visita, recomendo reservar e considerar a possibilidade de passar o fim de semana em algum lugar na região. O “bate e volta” de São Paulo a Joanópolis, feito pela rodovia Fernão Dias, é bem cansativo.
Capril do Bosque
Reservas: 11 99609-0773


2 Comentários

  1. Heloisa disse:

    Solange, que lindo ficou seu post!!! Adorei te conhecer, conversar. Muito obrigada por divulgar!

Deixe o seu comentário!