Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 16 de agosto de 2018

Cappeletti in Brodo

Como entrada ou prato  principal, o Cappeletti in Brodo é perfeito para os dias mais frios.  Um dos segredos é o caldo caseiro

CapelettiinBrodo

Este é um dos meus pratos favoritos da cozinha italiana, sinônimo de comfort food. O ideal seria preparar a massa em casa, mas se você não souber ou não tiver tempo para tanto, pelo menos capriche no caldo, dedicando alguns minutos ao seu preparo. A massa pode ser comprada de um bom fornecedor e os recheios podem variar entre carne bovina, suína, de frango ou queijo. Algumas vezes, pode ser uma mistura de carnes com presunto di Parma, por exemplo.

O caldo também pode ser o de sua preferência, mas para mim o mais gostoso é o de frango. Veja como preparar:

• Compre partes menos nobres como pescoço, carcaça e pés. Peça para o açougueiro (eu compro na feira) eliminar o excesso de gordura.

• Em uma panela, refogue os pedaços de frango em um pouco de azeite ou óleo (quanto mais dourar o frango, mais escuro vai ficar o caldo). Junte salsão ou alho-poró, uma cebola cortada em quatro gomos, cheiro verde e alguns grãos de pimenta-do-reino.

• Acrescente bastante água e deixe cozinhar por 45 minutos, em fogo baixo. Se formar uma espuma na superfície, vá retirando com uma escumadeira. Em seguida, coe o caldo, deixe esfriar e coloque na geladeira. Vai formar uma capa de gordura, que você deve eliminar.

• No momento de servir, aqueça o caldo novamente e tempere com sal a gosto. Junte o cappelletti e deixe cozinhar. Distribua o cappelletti in brodo em cumbucas ou pratos fundos. Eu usei esta peça lindinha que acabei de ganhar de uma amiga querida. Você pode servir com salsinha picada ou com queijo parmesão ralado.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!