Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 16 de junho de 2016

Cai, cai balão...

As festas juninas reúnem músicas típicas e coisas gostosas, como este bolo, que leva o nome de São João – chef Carlos Ribeiro

bolosaojoao

Canções de roda, que aprendemos na infância, são características marcantes das três grandes festas juninas que acontecem em todo o país, especialmente no Nordeste brasileiro e nas cidades do interior. Os festejos de Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho) mobilizam a população e levam visitantes às pequenas e grandes cidades. As mais conhecidas são o São João de Caruaru, em Pernambuco, e o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na Paraíba, que dura apenas 30 dias! Quer mais?

Cai cai balão, cai cai balão, aqui na minha mão…” “Com a filha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva, na hora de ir pro altar…” “Tem tanta fogueira, tem tanto balão, tem tanta brincadeira, todo mundo no terreiro faz adivinhação…” “Olha pro céu, meu amor, veja como ele está lindo…”

Então vamos nos deliciar com as dicas desta semana festiva, valorizando nossa cultura popular e ingredientes brasileiros. Que possamos ter noites maravilhosas juntos dos nossos amigos, familiares e pessoas que tanto amamos. A seguir, reproduzo a receita do Bolo de São João, do chef Leandro Mesquita, da Genoveva Doces.
E que para os paladares mais adocicados, provei e aprovei os macarons com sabores juninos da May Macarons, como o de paçoca. A chef Mayra Toledo, uma jovem pesquisadora que busca preservar nossas frutas em vez de usar frutas congeladas de outros continentes, inclui sabores bem brasileiros nos recheios de seus macarons, como caju, cumaru e café.

Bolo de São João

Ingredientes
Pão de ló de chocolate

  • 4 ovos
  • 120 g de açúcar
  • 90 g de farinha de trigo
  • 30 g de cacau em pó

Brigadeiro de paçoca

  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de paçoca de amendoim
  • 100g de creme de leite

Ganache de chocolate

  • 500 g de chocolate amargo 70%
  • 200 g de creme de leite
  • 50 g de manteiga
  • pé de moleque para decorar

1. Pão de ló de chocolate: preaqueça o forno a 180 °C. Unte uma forma de 26 cm de diâmetro de aro removível com manteiga e farinha.
 
Na batedeira com o globo, coloque os ovos com o açúcar e bata por 10 minutos (ponto de fita).
 Peneire a mistura de farinha e cacau sobre os ovos batidos com o açúcar e mexa com um fouet para dissolver bem e não ficar com grumos.
 Disponha a massa na forma e asse a 180 °C por cerca de 20 minutos.
2. Brigadeiro de paçoca: coloque todos ingredientes em uma panela, cozinhe em fogo baixo até soltar do fundo, ou chegar a 96 °C.
3. Ganache de chocolate: pique a manteiga em cubos e reserve na geladeira.
 Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e reserve.
 Ferva o creme de leite e derrame sobre o chocolate, mexendo bem para dissolver e ficar um creme liso.
 Adicione a manteiga (gelada) e misture novamente até que derreta.
 Guarde em um bowl na geladeira até ficar firme.
4. Montagem:
 desenforme o pão de ló de chocolate e corte-o em duas partes, 
no sentido horizontal. Na mesma forma em que o bolo foi assado, disponha o primeiro disco de pão de ló e molhe com uma calda de açúcar.
 Derrame o ganache de chocolate e com uma espátula deixe reto.
 Sobre o ganache, disponha a segunda camada do bolo, molhando com a calda novamente. Disponha o brigadeiro de paçoca sobre o pão de ló e alise com a espátula para que fique reto.
 Desenforme e distribua por cima o pé de moleque.

carlosribeiro

Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!