Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 22 de dezembro de 2015

Borbulhas diferentes

Além do incomparável champanhe, existem muitas opções para suas taças nessa época festiva

Processed with MOLDIV

Para as festas de fim de ano, esta bebida tem lugar cativo, mas na minha taça está presente o ano todo. Adoro espumantes e costumo experimentar muitos. Preparei uma lista com alguns deles, que provei recentemente e recomendo. Em comum, esses vinhos têm o fato de serem muito gostosos e acessíveis (achei melhor não colocar preços, porque a variação tem sido grande!).

Cave de Ribeauvillé Crémant d’Alsace Giersberger Brut – crémant é um dos nomes dados aos espumantes produzidos na França fora da região de Champagne. Este da Alsácia é um achado pelo preço. Fresco e delicioso, é ótimo para acompanhar aperitivos mais leves. Chez France

Collin Crémant de Limoux Brut Cuvée Rosé – com sua cor sedutora, é saboroso e muito gastronômico. É produzido pelo método tradicional (o mesmo do champanhe), no Languedoc, França. Premium Wines

Freixenet Cava Cordón Rosado – cava é o nome que o espumante recebe na Espanha. Provei este da Freixenet, que está com uma embalagem especial para o Natal. Frutado e refrescante.

Espumantes brasileiros – aqui eu poderia sugerir vários, mas vou listar alguns dos meus favoritos:

  • Cave Geisse Extra Brut – gosto de toda a linha de espumantes dessa vinícola de Pinto Bandeira, mas este é o meu preferido. Elegante, fresco e muito equilibrado.
  • Aurora Pinto Bandeira Extra Brut – todos os espumantes da Aurora são gostosos, desde os mais básicos até a linha Procedências, em que são elaborados pelo método charmat mais longo. O único elaborado pelo método tradicional é o Pinto Bandeira, meu favorito.
  • Hermann Lírica Crua – um espumante para quem quer surpreender. Como não passa por “dégorgement”, é ligeiramente turvo. Parece muito técnico, mas o que vale dizer é que o espumante é uma delícia! Fresco e muito saboroso.

 

 

 


2 Comentários

  1. Domingos Rezende disse:

    Oi Solange fui na sua e comprei alguna espumantes cave ribeaville cremant da Alsácia.
    Depois te conto.
    Feliz Natal pra vc e Carol que deve continuar linda como você

    Beijuuuuuuu Dom

Deixe o seu comentário!