Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 2 de maio de 2018

Bolo de Laranja Crocante

Um jeito delicioso de servir bolo de laranja é colocar no grill para ficar crocante e acompanhar com um Porto Tawny

bolodelaranja

Sabe dessas sobremesas descobertas por acaso, quando você não tem nada em casa? Foi o que aconteceu com este bolo de laranja, que eu sempre trago quando vou visitar minha mãe no interior (não sou muito de fazer bolos e doces…). Meu marido teve a ideia de colocar no mini grill (desses que a gente esquenta pão e faz sanduíche) e ficou maravilhoso.

Tem alguns truques: como o nosso grill não tem regulagem, ele improvisou um calço para não deixar a tampa do forninho amassar o bolo. Antes de servir, deixou esfriar com o bolo apoiado numa faca para que não encostasse no prato e amolecesse. Ficou super gostoso e crocante! E o Porto Tawny caiu divinamente.

É possível fazer com outros tipos de bolo ou panetone. No caso do bolo de laranja, fica ainda melhor porque leva calda. Quer saber a receita da minha mãe? Compartilho aqui com vocês!

Bolo de Laranja

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (+ 2 colheres de sopa para a calda)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 xícaras (chá) de suco de laranja
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

1. Pre-aqueça o forno. Separe as claras das gemas.
2. Coloque na tigela da batedeira as gemas, a manteiga, o açúcar e a pitada de sal. Bata na batedeira até ficar homogêneo. Junte o suco de laranja e a farinha e bata novamente. Por último, adicione o fermento, mexendo com uma espátula. Incorpore as claras em neve, misturando bem com a espátula.
3. Unte uma forma redonda com um furo no meio com manteiga e farinha de trigo. Despeje a massa e leve ao forno médio até assar.
4. Ferva 1 xícara (chá) de suco de laranja com 2 colheres (sopa) de açúcar para a calda. Desenforme o bolo, fure com um garfo e regue com a calda de laranja.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!