Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 23 de março de 2016

Bacalhau fresco

Menos comum, mas igualmente delicioso, a versão fresca desse pescado tradicional de Páscoa pode ser feita de várias maneiras

bacalhaufresco1

Recebi em casa o bacalhau (cod) fresco do Alasca, da Alaska Seafood, com todos os ingredientes para prepará-lo. Preferi, no entanto, fazer minha própria receita, usando parte dos ingredientes enviados. Em vez da batata cozida e depois frita, preparei um purê. E substitui a erva-doce por tomates ao forno. Acho muito gostosa a combinação: peixe, purê e tomates assados, sem contar que o prato fica super bonito.
Para quem não conhece, os peixes da Alaska Seafood são criados naturalmente e de forma sustentável nas águas frias do Alasca. Em termos de sabor, são deliciosos! Já provei alguns deles, como o salmão selvagem, e adorei!
O cod selvagem do Alasca (Gadus macrocephalus) não é salgado e sua carne é firme e branca, soltando lascas depois de cozida. Muito fácil de fazer, não precisa de muito tempo de cozimento. No forno, por exemplo, eu sugiro deixar por 8 a 10 minutos (se o forno já estiver aquecido). Consulte no site da Alaska Seafood onde você pode encontrar esse peixe saboroso e faça receitas diferentes para a sua Páscoa.

Bacalhau fresco ao forno

Rende 2 porções

Ingredientes

  • 1 filé de bacalhau fresco do Alasca
  • 2 tomates
  • 1 cebola roxa pequena
  • raspas e suco de limão siciliano
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Descongele o peixe na geladeira. Em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte um pouco de suco de limão e deixe tomar gosto.
2. Corte os tomates em quatro partes, coloque numa assadeira, regue com azeite, polvilhe com sal e leve ao forno até murchar. Em outra assadeira, coloque o peixe temperado e distribua a cebola cortada em gomos. Regue com azeite e leve ao forno médio preaquecido por cerca de 10 minutos.
3. Prepare um purê de batatas. Derreta a manteiga e junte um pouquinho de suco e de raspas de limão. Regue o peixe com a manteiga aromatizada com limão e sirva em seguida com os tomates, as cebolas e o purê.

Sugestão de vinho: um branco português do Dão ou do Douro (neste caso, sem muita madeira).

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!