Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 19 de setembro de 2018

Arroz de Polvo

O segredo deste prato delicioso e fácil de fazer está na escolha dos ingredientes e no ponto de cozimento do polvo

ArrozdePolvo

Na cozinha portuguesa não faltam pratos combinam arroz com os mais variados ingredientes: polvo, frutos do mar, pato com embutidos, entre outros. O arroz que eles costumam usar é o carolino, que eu encontrei na Casa Santa Luzia. Já falei sobre ele aqui, quando contei sobre o maravilhoso arroz doce que comi na Serra da Estrela no post: Arroz Carolino.

Hoje o assunto é o arroz de polvo, prato delicioso que costumamos fazer de vez em quando. Para prepará-lo, escolha um bom polvo fresco (compramos peixes e frutos do mar na banca Jaime Pescados, na feira da Vila Madalena, em São Paulo) e algumas ervas aromáticas. No mais, é ficar de olho no ponto de cozimento. Veja a receita completa abaixo.

Arroz de Polvo

Ingredientes

  • 1 polvo médio limpo com a cabeça e os tentáculos
  • ervas aromáticas (salsão, alho-poró, salsinha, cebolinha e louro)
  • 1 cebola cortada em gomos e 1 cebola picada para o preparo do arroz
  • alguns grãos de pimenta-do-reino
  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • azeite de oliva
  • salsinha picada
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Lave o polvo e coloque-o numa panela de pressão. Junte as ervas, a cebola, a pimenta em grão e sal a gosto. Tampe a panela e, assim que começar a chiar, cozinhe por mais 17 minutos (dependendo do tamanho do polvo). Não é necessário adicionar água, porque o polvo solta muito líquido.

2. Retire o polvo da panela, corte em pedaços a cabeça e a parte mais fina dos tentáculos. Reserve a parte mais carnuda dos tentáculos. Coe a água de cozimento do polvo e descarte os temperos.

3. Em uma panela, coloque azeite de oliva, junte a cebola picada e refogue. Acrescente o arroz, misture bem e adicione a água de cozimento do polvo (cerca de 4 xícaras). Acerte o sal e deixe cozinhar até o arroz ficar al dente. Quando estiver quase no final do cozimento, acrescente as partes picadas e a salsinha (ou coentro) picada.

4. Em uma frigideira, grelhe os tentáculos de polvo no azeite. Acerte o sal e adicione pimenta-do-reino moída na hora, se gostar.

5. Sirva o arroz de polvo com os tentáculos grelhados.

Sugestão de vinho: um branco do Dão, Portugal, da uva Encruzado.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!