Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 26 de abril de 2018

Arroz Carolino

Você conhece este arroz português? É usado em pratos como arroz de pato, de polvo, de mariscos e até no preparo do arroz doce

arrozcarolino

Meu primeiro contato com o arroz Carolino foi no ano passado, na Serra da Estrela, em Portugal, quando provei o melhor arroz doce da minha vida. Não sou de doces, quem me conhece sabe, mas adoro estes mais simples. Perguntei ao garçom do restaurante qual era o segredo e ele me respondeu, o Carolino! Peguei a receita e meses depois fui atrás do tal arroz. Encontrei na Casa Santa Luzia e acabei me esquecendo dele por um tempo.

Nesta semana, decidi repetir a receita do arroz doce, feito somente com leite, açúcar e o Carolino, claro! Sem colocar nenhum outro ingrediente, o doce fica cremoso e muito bom. Minha próxima tarefa é preparar uma versão salgada com este ingrediente. Inspiração é o que não falta…

Arroz Doce Português
Rende 6 porções

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz Carolino
  • 1 e 1/2 litro de leite A
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • canela para polvilhar

1. Em uma panela, coloque o arroz. Junte o leite e o açúcar, misture, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar. Se preferir, junte uma pitada de sal. Mexa sempre, para não deixar grudar nem ressecar, até o arroz ficar cozido e cremoso.
2. Distribua o arroz doce em potinhos, polvilhe com canela e sirva morno ou gelado.

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!