Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 29 de janeiro de 2016

Ao gosto do freguês

No meu cardápio, há várias versões de Picadinho, como o Xique-Xique, criado para celebrar os 7 anos do Na Cozinha – Carlos Ribeiro

picadinho-xique-xique

Picadinho cada um tem o seu e no geral todos são maravilhosos, pois refletem o estilo da família e traduzem a alma de quem cozinha! Suculentos, cheios de sabor, são os mais desejados em todas a mesas das casas de nossas mães e dos restaurantes, como o Na Cozinha – a Casa do Picadinho. No nosso cardápio temos a versão tradicional e premiadíssima (foto abaixo) e algumas variações.

picadinho

Para celebrar os sete anos do Na Cozinha, preparei algumas novidades sobre esse mesmo tema e criei, entre outros, o Picadinho Marquês de Rabicó, feito com copa lombo em cubos e servido com pastel de queijo e milho, farofa, salada de tomates, arroz e feijão, e o Xique-Xique, em que presto homenagem à dama da do cozinha do sertão, Ana Rita Dantas Suassuna. No restaurante, ele é servido com paçoca de carne de charque, pastel de queijo coalho, feijão verde, jerimum e arroz. Temos ainda o Picadinho Vegetariano, com proteína de soja, tomate, cebola, cenoura em cubos, ervilha fresca, acompanhado de farofa, salada de legumes do dia, arroz integral e feijão, e o Picadinho de Músculo, como um picadão de boteco, que vai batata inglesa em cubos, cenoura e chuchu, servido com arroz e feijão, salada de tomates e pastéis. – Fotos: Cristiano Lopes

Picadinho Xique-Xique

Rende 2 porções

Ingredientes

  • 300 g de carne de sol, dessalgada e cortada em cubos
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
  • 1 cebola pequena cortada em fatias
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Numa frigideira, coloque o azeite e a manteiga de garrafa. Deixe aquecer, em fogo alto, junte os cubos de carne e deixe fritar por três minutos e meio.
2. Adicione a cebola, a pimenta e refogue por uns três minutos e o picadinho está pronto para ser servido.

Dicas do chef:
• Pelo fato de a carne de sol ter um pouco de sal, mesmo quando dessalgada, no final do preparo acerto o tempero, se necessário. Veja com atenção, porque é sempre bom ter cuidado com sal.
• Sirva o picadinho com feijão verde ou fradinho. Batata-doce ou inhame também ficam incríveis.

Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins

www.nacozinharestaurante.com.br
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!