Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 24 de novembro de 2017

Abobrinha & Siri

Adoro preparar todos os ingredientes do mar, mas quando eu consigo incluir a horta a combinação fica perfeita!

abobrinhacomsiri

Esta receita foi inspirada em uma entradinha do chef Eudes de Assis, que foi assunto aqui no post Taioba Gastronomia, restaurante delicioso que fica em Camburi, litoral de São Paulo. Adorei a combinação, muito gostosa e mais leve que uma casquinha de siri. Super fácil de fazer, basta comprar a carne de siri desfiada (encontre um fornecedor de confiança, porque nem sempre tem siri de verdade…) e escolher abobrinhas italianas frescas e firmes. Em poucos minutos você tem uma entrada criativa e saborosa!

Abobrinha com Carne de Siri Refogada

Ingredientes

  • 2 abobrinhas italianas
  • 300 g de carne de siri desfiada
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates, sem pele e sem sementes, picados
  • azeite de oliva
  • salsinha picada
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Lave e seque as abobrinhas, parta-as ao meio no sentido do comprimento, elimine com cuidado o miolo. Coloque as metades numa assadeira untada com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno até cozinhar (não deixe muito, já que o ideal é que fiquem firmes).
2. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e refogue a cebola, até murchar. Junte a carne de siri, misture e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
3. Acrescente os tomates picados e deixe cozinhar. Junte a salsinha (ou coentro, se preferir) picada e desligue o fogo. Se você gostar, pode incluir uma pimenta fresca, como a dedo-de-moça picadinha, sem as sementes.
4. Retire as abobrinhas do forno, distribua a carne de siri refogada nas cavidades e regue com um fio de azeite. Leve ao forno para aquecer. Sirva como entrada ou com arroz branco.

Dica: Se quiser dar um toque crocante no prato, acrescente uma farofa de pão, feita com pão esmigalhado e tostado na frigideira.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!