Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 18 de janeiro de 2017

A magia dos pães

Das mãos do padeiro Gilson Pereira e sua equipe saem pães maravilhosos, como este multigrãos, um dos sucessos da Mr. Baker

Quando você entra nessa charmosa padaria paulistana fica difícil escolher. Pães irresistíveis, bolos caseiros (o de milho é o meu favorito) e aquele cheirinho delicioso de café… Desde a inauguração, em meados de 2011, a Mr. Baker faz sucesso na esquina das ruas Bandeira Paulista e Pedroso Alvarenga, no bairro do Itaim Bibi. Lá você pode tomar um belo café da manhã, almoçar (eles servem sanduíches, como este da foto, o Smile, e saladas orgânicas), fazer um lanchinho a qualquer hora do dia e comer pizzas, tapiocas e focaccias à noite.

Tanto sucesso, obrigou os sócios a ampliar o espaço, o que deixou o lugar mais agradável para os clientes e para Gilson Pereira, padeiro e um dos sócios da Mr. Baker, que conseguiu ampliar suas instalações no andar de cima para atender a demanda dos frequentadores e restaurantes, como Chef Rouge, Jamie Oliver, Piselli e Rancho Português, que compram seus pães.

alemaoemultigraosPão alemão (primeiro plano) – ideal para acompanhar embutidos e patês como foie gras; e pão multigrãos, que fica ótimo com peito de peru ou em sanduíches como o Smile (mussarela de búfala, tomate, pesto e rúcula)

castanhaenozes
Alguns pães incluem castanha-do-pará, nozes, sementes; a baguete é deliciosa e os croissants também

O pão e o padeiro
Passei alguns horas conversando com Gilson, enquanto a gente tomava um cafezinho coado e comia um bolo de banana super gostoso, e ele foi descrevendo a sua arte e contando sua história. “ Os segredos para fazer um bom pão são uma boa farinha, o levain (fermento), o forno e o forneiro”. A farinha usada por ele é feita de grão importado, 100% orgânico, que é moído no Brasil, e ele cuida de cada detalhe, desde o trabalho no moinho até o acompanhamento da pessoa que está no comando do forno.

gilsonMrBaker (1)

Gilson nasceu na Bahia e foi criado no Espírito Santo. Mudou-se para São Paulo em 1993 para estudar desenho arquitetônico, mas foi morar com um primo que era padeiro e acabou sendo influenciado por ele na escolha da profissão. Trabalhou na Dona Deôla, com o francês François Payard em sua rápida permanência em São Paulo, no Empório Santa Maria, por mais de 4 anos, e como consultor durante 10 anos. Estudou durante dois anos na Bélgica, o que foi fundamental para definir seu estilo europeu na confecção dos pães, e comanda com maestria os fornos da Mr. Baker desde sua inauguração.

Mr. Baker
Rua Pedroso Alvarenga, 655
Itaim Bibi
11 3078-0045


4 Comentários

  1. renato frascino disse:

    Vale a pena degustar nao so os paes maravilhosos como tambem as pizzas.parabens.

  2. renato frascino disse:

    VALE A PENA TAMBEM AS PIZZAS E AS BAGUETES.

  3. renato frascino disse:

    VALE A PENA AS PIZZAS E BAGUETES.

Deixe o seu comentário!