Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 11 de maio de 2016

A ceramista dos chefs

O trabalho de Hideko Honma está presente nas mesas de grandes chefs e se destaca pela beleza, elegância e inovação

Fui conhecer o ateliê novo de Hideko Honma, inaugurado no fim do ano passado, e fiquei encantada. O espaço é amplo, tranquilo e lindíssimo. As cores e as formas das peças são fascinantes e dá vontade de ter tudo!
No andar de cima, ela estava concluindo uma aula e circulei com calma pela loja, com uma de suas ajudantes que me dizia o que era usado para obter essa ou aquela cor. O raro jatobá (no caso, parte de um pé que foi atingido por um raio) gera peças com nuances azuis; a combinação de bananeira, coqueiro, grama e palha de arroz resulta em peças que vão do roxo até o azul escuro, com algumas pintinhas rosadas. Nenhuma peça é igual à outra e tudo é maravilhoso.

Música clássica, um chazinho e chega Hideko para nossa conversa. Feliz com o novo espaço, ela comenta: “É um espaço vivo, onde quero receber meus amigos e minha família”, referindo-se à cozinha e a uma mesa comprida onde ficamos. Entre esses amigos estão chefs como Salvatore Loi, Bella Masano e Erick Jacquin, que usam sua cerâmica e já passaram por lá para cozinhar e servir suas preparações nas belas peças do ateliê. É uma arte encontrando a outra.

“Faz parte da filosofia do japonês misturar as cores, lembrando as estações do ano, a natureza e as texturas, trazendo o universo para a mesa”

Ceramista há 15 anos, Hideko é formada em artes plásticas, com mestrado em estética e história da arte. “Quando saí da faculdade, percebi que o utilitário era o meu lado para trabalhar”, conta ela. A técnica que ela pratica foi aprendida em Arita, no Japão, cidade tradicional nessa arte, e consiste no uso de cinzas de plantas como as que mencionei. “São podas de plantas como café, bananeira, que eu cultivo no meu sítio. Às vezes chega uma coisa mais rara, como foi esse jatobá de 200 anos”, comenta.

Entre os restaurantes que usam sua cerâmica estão o Na Cozinha, do chef Carlos Ribeiro; Skye (Unique), Naka e Huto, em São Paulo; Mee (Copacabana Palace), no Rio de Janeiro; Imakay, de Campo Grande; e O Hashi, de Porto Alegre.

Hideko Honma
Avenida Jacutinga, 434 – Moema
(11) 5042 4450 e 5042 4459


2 Comentários

  1. hideko honma disse:

    Adorei! parabéns pelo talento e profissionalismo! Obrigada!
    Hideko Honma

Deixe o seu comentário!