Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 17 de janeiro de 2017

5 Receitas com Peixe

Você sabe que peixe é melhor para grelhar ou assar? Aqui eu dou dicas e receitas bem gostosas para esses dias mais quentes

Coisas do mar sempre têm espaço garantido na minha cozinha, seja no verão ou no inverno. Mas é nos dias mais quentes que a gente busca receitas mais leves, e os peixes são ótimas opções. Três coisas que acho super importantes: encontrar um bom fornecedor, que tenha peixes bem frescos, experimentar tipos diferentes e respeitar o tempo de preparo, não cozinhando demais. Vamos a eles!

trilha

TRILHA
Tem carne branca, delicada e gosto divino. Para preparar Trilha ao forno: coloque os peixinhos inteiros, sem as vísceras, em uma assadeira. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, regue com bastante azeite de oliva e leve ao forno por cerca de 10 minutos (depende do forno). Retire do forno e distribua por cima dos peixes alho e cheiro verde bem picadinhos. Deixe por mais 5 minutos e retire do forno. Sirva como entrada, acompanhado de pão.

peixenoforno
PARGO E VERMELHO
Amo os dois! São peixes de carne branca e saborosa, que podem ser grelhados (filé com pele) ou preparados no forno. Nesta última versão, eu gosto de preparar o peixe inteiro, fazendo cortes para pegar o tempero (sal e pimenta-do-reino a gosto). No interior do peixe, eu coloco ervas frescas como salsinha, coentro e cebolinha (os ramos inteiros). Você pode juntar cebola, legumes como cenoura, alho-poró, abobrinha, ou colocar alguns tomates bem maduros e firmes cortados em gomos. Veja esta receita de Vermelho ao Forno com Tomates.

filedepeixe
PESCADA-CAMBUCU
É mais difícil de ser encontrada, mas quando achar, compre! O filé de pescada-cambucu é maravilhoso e fica ainda melhor se você empanar em farinha de mandioca. O truque é deixar o filé bem sequinho (enxugue com toalha de papel), temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto e fritar em óleo quente. Dos deuses!

peixada
GAROPA, ROBALO E NAMORADO
Estão entre os mais nobres. São ótimos para grelhar (filé com pele), assar e para fazer moquecas e peixadas (em postas). Para ensopados você pode usar também a pescada amarela. Já dei esta receita e você pode conferir: Peixada com Camarão Rosa.

salada
SOBRAS DE PEIXES
As sobras de peixes assados rendem uma receita super gostosa e fresquinha! Salada de batata, com peixe e maçã verde: cozinhe a batata e corte em cubos pequenos. Pique a maçã em cubinhos e regue com suco de limão. Coloque numa saladeira esses dois ingredientes, junte o peixe desfiado (tome muito cuidado para eliminar todas as espinhas), adicione cebola roxa picada e salsinha (e coentro, se gostar) picada. Tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e azeite. Deixe refrescar na geladeira e sirva.

 


2 Comentários

  1. Antonia Genilza Dantas dos Santos disse:

    Gostaria de ficar recebendo receitas

Deixe o seu comentário!